Figura 1: Baço (em verde) Um baço saudável possui o mesmo tamanho de uma mão fechada. Um baço normal mede aproximadamente 13 x 8 x 3,5 cm.
O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.
Em geral, o baço aumentado pode ser uma consequência de: Infecções virais, como mononucleose. Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária.
A esplenectomia é o tratamento de escolha para uma série de doenças hematológicas benignas, incluindo a púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica trombótica e esferocitose hereditária. Este procedimento também pode ser indicado para algumas doenças malignas específicas que acometem o baço.
A esplenectomia é indicada em casos de doenças no sangue, como esferocitose ou quando há doença no baço, como câncer por exemplo e, normalmente, a cirurgia é feita por laparoscopia, sendo realizado uns pequenos furinhos no abdômen que tornam a cicatriz muito pequena e aumentam a chance de uma alta mais precoce do que ...
Técnicas de cirurgia para remover hemorroidas A hemorroidectomia é a cirurgia mais comum e envolve remover as hemorroidas através de um corte. Por esse motivo é muito usada nas hemorroidas externas ou nas internas de grau 3 e 4.
No entanto, em nossa opinião, a posição de litotomia impede que os auxiliares fiquem próximos ao campo operatório o que, em algumas vezes, dificulta o procedimento. Nos Estados Unidos, a posição de decúbito ventral tipo canivete (prone jacknife) é a preferida. Entretanto, o cirurgião se posiciona ao lado do paciente.
O procedimento As tradicionais cirurgias de hemorroidas contam com corte dos tecidos internos e remoção da veia desde o ponto onde nasce, ou com a remoção das hemorroidas internas por meio da utilização de um grampeador.
Preparo para o exame O jejum é de 8 horas para alimentos sólidos e 4 horas para água. É necessária uma consulta prévia com o médico anestesiologista. Recomenda-se que realize a cirurgia com profissional especializado e habilitado (coloproctologista).
A dificuldade evacuatória é comum após as cirurgias hemorroidárias. Avise sua equipe para sua orientação. Pode ser preciso outro minilax, mas não use nada sem o conhecimento do seu cirurgião! Deve-se evitar o acúmulo de fezes no reto, o fecaloma, que geralmente necessita de remoção auxiliada no hospital.
Bom dia, dependendo do fio utilizado, caem ou são absorvidos em, aproximadamente, 70 a 90 dias.
Não existe dieta restritiva para que seja realizada a hemorroidectomia. A dieta deve ser adequada para que o paciente evacue, regularmente, fezes formadas e macias, sem esforço, podendo ser complementada com o emprego de laxativos suaves.
Em geral 5 a 10 dias para a ligadura cair, mas depois disso ainda não está totalmente cicatrizado, para finalizar o processo costuma demorar uns 30 dias.
A hemorroida interna grau 4 já não reduz mais, ou seja, ela não voltará para dentro do canal anal. Você pode aliviar os sintomas com essas medidas clínicas, mas pode procurar um especialista para avaliar tratamento cirúrgico. A cirurgia não é obrigatória, vai depender das suas queixas em relação á hemorroida.
A ligadura elástica é um tipo de tratamento indicado para hemorroidas internas de grau I a III e consiste na aspiração da hemorroida para dentro de uma ligadura e da colocação de um elástico, que reduz o fluxo de sangue no local da hemorroida e, após cerca de 4 a 7 dias, este elástico é eliminado pelo ânus.
“As hemorroidas externas se caracterizam mais por uma saliência na região externa do ânus”, explica o coloproctologista Fernando Valério. As internas, por outro lado, ficam dentro do corpo, mas podem ser exteriorizadas depois de evacuações ou de esforço físico.
Sintomas