Já o círculo representa a altura do feto, respeitando os planos de De Lee ou de Hodge. Temos também duas linhas: a linha de alerta e a linha de ação. Elas podem estar presentes ou não no partograma, se não estiverem será de responsabilidade de quem abre o partograma desenhá-las.
O trabalho de parto é divido em quatro fases, na seguinte ordem: dilatação, expulsão, dequitação e Greenberg.
Esquerda: quando o dorso do feto se apresenta à esquerda do abdome materno. Direita: quando o dorso do feto se apresenta à direita do abdome materno. Anterior: quando o dorso do feto é voltado para diante do abdome materno. Posterior: quando o dorso do feto é voltado para trás do abdome materno.
Altura Uterina: Por que meu médico mede minha barriga toda consulta?
Melhor posição do bebê para o nascimento Independentemente do tipo de parto escolhido, a posição do bebê mais adequada para o nascimento é a cefálica, ou seja, quando ele se encontra virado de cabeça para baixo na barriga e de costas para a gestante.
É comum que isso aconteça, em média, três dias antes do nascimento do bebê. Mas nem sempre é assim: “Tampão eliminado significa bebê encaixado e isso pode anteceder, ou não, o trabalho de parto”, explica a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro, mãe de Pedro./span>