A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença e enfermidade”. Estar saudável, portanto, não significa apenas não estar doente.
Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.»
Está doente é a pessoa que sofrer de um problema de saúde. As transmissões de vírus que grande parte das coisas contém é o que faz as pessoas ficarem doentes.
Resposta: Então, há uma grande diferença entre ser doente e estar doente. Quem é doente precisa estar sendo constantemente acompanhado por um ou vários especialistas a fim de que possa ter uma vida normal.
O que favorece o adoecimento das pessoas? O adoecimento das pessoas pode ocorrer quando o corpo possui poucas defesas do corpo como os anticorpos (glóbulos brancos), ser sedentário(a), estar sem líquidos corporais o suficiente e etc...
A exposição dos indivíduos a doenças transmissíveis; O baixo número de anti-corpos; A contaminação do corpo devido alguma doença; A alimentação e qualidade de vida, entre outros.
Cuidado em saúde significa dar atenção,tratar,respeitar,acolher o ser humano. O cuidado em saúde é uma dimensão da integralidade em saúde que deve permear as práticas de saúde. As pessoas querem se sentir cuidadas,acolhidas em suas necessidades de saúde.
No artigo 3º da lei 8080/90, consta que: A saúdes têm como fatores “determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”.
Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
- Determinantes: os determinantes nada mais são que a causa e os fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
As bases de dados sobre saúde no Brasil referentes ao SUS – Sistema Único de Saúde são disponibilizados pelo DATASUS, o Departamento de Informática do SUS, do Ministério da Saúde.
Ao acessar a página http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/, clique no link Informações de Saúde (TABNET) seguido da opção Estatísticas Vitais, no texto de apresentação, depois selecione a opção Nascidos Vivos e, em seguida, clique no estado de sua escolha.
Acesso ao Sinan online O endereço do sistema é: www.saude.gov.br/sinan Quem pode acessar o Sinan online? Somente profissionais que foram cadastrados pelo Interlocutor do Sinan no CSPUW terão acesso ao Sinan online.