PRINCÍPIOS DA BIOSSEGURANÇA O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.
Biossegurança em saúde: o que é?
Resposta. Explicação: São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.
O grande risco ao qual os trabalhadores da área da saúde estão expostos diariamente é o acidente com material pérfuro cortante, que coloca os profissionais de enfermagem em situações de riscos através do contato com microorganismos patogênicos, sendo a hepatite B a doença de maior incidência entre os trabalhadores de ...
Os agentes de risco são classificados em 5 tipos, confira a seguir:
Os riscos laborais são a possibilidade de um trabalhador de qualquer área sofrer algum tipo de dano que ameace a sua saúde ou integridade física, em decorrência do exercício de suas atividades profissionais.
Os riscos ambientais estão divididos em cinco grupos. São eles: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos de acidentes e riscos ergométricos.
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
Os riscos ambientais de trabalho podem ser agentes físicos, químicos ou biológicos, riscos de acidentes e riscos ergonômicos, podendo causar danos à saúde do profissional em função da sua natureza, concentração, intensidade, tempo de exposição ou falta de equipamentos de proteção apropriados.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
Na indústria de fundição os trabalhadores estão expostos a muitos riscos, quais sejam, riscos físicos, químicos, ergonômicos e de acidentes. Por exemplos: Os fornos de fusão chegam a temperaturas superiores a 1300ºC e por esse motivo, os setores da fusão apresentam altos riscos de acidentes de trabalho.
1. Acto ou efeito de fundir metais. 2. Fábrica onde eles se fundem.