EQST

Qual O Objetivo Da Videodança?

Qual o objetivo da videodança?

A videodança é veículo para a produção da dança contemporânea trazendo novas formas de apreciar o trabalho coreográfico. Percebe-se a partir dessas discussões que ao ser midiatizada, a dança se constrói sobre outro parâmetro estético, a direção do olhar da câmera.

Como fazer videodança?

10 dicas para gravar um vídeo de dança profissional em casa
  1. Pesquise.
  2. Monte sua equipe.
  3. Tenha um conceito viável.
  4. Faça um cronograma.
  5. Faça uma visita técnica.
  6. Pense na distribuição do vídeo.
  7. Cuide bem da pré-produção.
  8. Ensaie, ensaie e ensaie.
Mais itens...•14 de dez. de 2020

Quais as características da videodança?

A videodança, dentro do fazer artístico contemporâneo, se caracteriza como uma manifestação investigativa e receptiva às diferentes experimentações, formatos e resultados estéticos, características proporcionadas pelo legado que carrega das instâncias artísticas que a constitui.

O que consiste a videodança?

A videodança é um produto híbrido realizado com a mistura entre o audiovisual e a dança e tem como principal elemento o movimento. ... Apesar de adotar o termo “vídeo” em sua nomenclatura, a videodança pode ser produzida tanto no meio eletrônico e digital quanto em película cinematográfica.

Qual é a função do corpo na dança contemporânea?

O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, incluindo o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como as técnicas de Alexander, Feldenkrais, eutonia, Klauss Vianna, entre outros.

Quais elementos são importantes para a composição artística de uma videodança?

A pesquisa refere-se à construção expressiva e poética da videodança a partir de elementos específicos como a câmera, o movimento corporal, a virtualidade e o processo de edição.

Como surgiu a vídeo dança?

O Videodança, um conceito ainda em construção, surgiu na década de 70. As primeiras experiências vieram do coreógrafo Merce Cunningham com Westbeth (1975), produzida em estúdio pelo film maker Charles Atlas, Westbeth partiu do princípio que a televisão muda o modo de olhar e altera a percepção de tempo do espectador.

O que difere a vídeo dança de um vídeo?

Segundo informações do site Wikidança1, o que difere a videodança do registro de dança é a apropriação do artista pela mídia, partindo de seus valores estéticos e poéticos, utilizando o vídeo de forma artística.

Qual o principal elemento da videodança *?

Elementos fundamentais para a investigação da videodança são o corpo, o tempo e o espaço, não somente a união de um coreógrafo é um cinegrafista, é preciso criar uma relação da organização espaço-temporal com a câmera.

Qual é a proposta da vídeo dança?

É um caminho artístico cuja questão principal é descontextualizar ou recontextualizar o corpo, as imagens, o tempo, o espaço e o movimento num sentido mais amplo. ... A linguagem da Videodança está em crescente expansão e dialoga diretamente com a atualidade proposta pelos avanços tecnológicos em relação à imagem.

O que é dança telemática?

A dança em telemática Valendo-se do uso tecnológico de diferentes maneiras, a dança também pode ser encontrada em telemática - entendida como uma performance realizada por bailarinos em diferentes localidades, via satélite ou internet.

Qual a função do corpo na dança?

Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal.

Que espaços são utilizados na dança contemporânea?

Método Laban: Rudolf Laban tende a combinar quatro fatores para os movimentos: peso, espaço, tempo e fluência. Com espaço Laban refere-se a: kinesfera (espaço pessoal) e espaço geral. Aos planos: alto, médio e baixo.

Qual é a proposta do vídeo dança?

É um caminho artístico cuja questão principal é descontextualizar ou recontextualizar o corpo, as imagens, o tempo, o espaço e o movimento num sentido mais amplo. A proposta da oficina Videodançar partiu de dois motivos principais: as perspectivas desta nova linguagem e o seu potencial educativo e criativo.

O que é Vídeo dança e quando surgiu?

A videodança como linguagem1 surgiu no início dos anos 70. No início, o vídeo associado à dança era uma forma de registro, uma vez que a dança sofre uma dificuldade histórica nesse aspecto. ... Num segundo momento, o vídeo deixa de ser apenas um meio de registro e reprodução e passa a ser parte componente de uma criação.

Quem criou a vídeo dança?

Um dos primeiros trabalhos nesse formato, e que já podemos denominar videodança, foi feito por Merce Cunningham, Westbeth, produzida por Charles Atlas, em estúdio no ano de 1974, sendo lançada em 1975. Essa produção baseia-se numa conclusão que a filmagem muda a maneira de olhar e a sensação do tempo.

Qual a proposta da vídeo dança?

É um caminho artístico cuja questão principal é descontextualizar ou recontextualizar o corpo, as imagens, o tempo, o espaço e o movimento num sentido mais amplo. ... A linguagem da Videodança está em crescente expansão e dialoga diretamente com a atualidade proposta pelos avanços tecnológicos em relação à imagem.

Qual a principal característica da vida dança?

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.

Qual é a principal característica dessa arte integrada?

As Artes Integradas abrangem as mais diversas linguagens artísticas e movimentos culturais, com programações em Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura, trazendo uma proposta de trabalho, acreditando que todas as formas de arte e outras áreas de criação humana possuem a ...

Qual o principal foco da criação na dança?

O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.