Em: "Os alunos saíram do teatro encantados", o núcleo do predicado é: saíram encantados. A resposta certa é a Alternativa "D".
O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
Verificado por especialistas A) Pedro pediu licença para entrar na sala. Sujeito simples, pois só possui um núcleo ("Pedro"). ... Sujeito inexistente, pois "chover" é um verbo impessoal. Assim, temos uma oração sem sujeito.
Cantar faz bem para a alma. Quem faz bem para a alma? R: Cantar Sujeito. Núcleo do sujeito: "festa". => Como é apenas um, temos sujeito simples.
Na oração Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande desejo meu: a) O sujeito é “trabalhar”.
Resposta: CHOVEU MUITO ONTEM À NOITE. O VERBO CHOVER É IMPESSOAL, NÃO POSSUI SUJEITO, INDICA UM FENÔMENO DA NATUREZA. ORAÇÃO SEM SUJEITO.
Verbo fazer indicando tempo decorrido é impessoal. Oração sem sujeito. que ele partiu - ele é sujeito do verbo partiu.
Sujeito oculto é aquele que é implícito na oração. "Eu" perdi o voo, porém o sujeito "eu" está oculto na oração, mas sabemos que é o pronome "EU" por causa da conjugação do verbo "PERDER".
e) Estudo e dedicação são essenciais para a aprovação. Sujeito → Estudo e dedicação. Tipo de sujeito → Composto.
Qual o tipo de sujeito da frase "A folha caiu no outono"? Na frase acima, o sujeito é “A folha” e seu núcleo: folha. Para encontrar o sujeito da ação, perguntamos para saber quem praticou a ação ou observarmos a quem ou o que o verbo da frase faz referência. Assim, temos: “o que caiu no outono?”: a folha.