21 de dezembro de 2020
Você sabia que existe um dia específico do ano mais longo que os demais? Esta segunda-feira (21/12) será o dia do solstício de verão no Hemisfério Sul. O fenômeno é o momento em que um dos hemisférios está mais voltado para o sol.
O Solstício de Inverno ocorre no Hemisfério Sul em 20 de junho de 2020, às 18h 44min. É o dia claro mais curto do ano, e consequentemente, a noite mais longa do ano.
Aproximadamente no dia 21 de dezembro, tem-se o dia mais longo do Hemisfério Sul, além do início do verão. Os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, tornando o sul mais iluminado. No Hemisfério Norte, ocorre o contrário, com o início do inverno e o dia mais curto do ano.
Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador. Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.
Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro.
Um dia no 1º sentido, tem 24 horas. O dia, no segundo sentido dura o tempo em que o sol estiver aparecendo no céu. A noite é o nome do período em que o sol sumiu do céu devido a rotação da terra, que encobre a sua visão. Na média, dia e noite deveriam ter cada um, 12 horas de duração.
Considerando-se um dia solar de 24 horas, ou 1440 minutos, 3,94 minutos seriam consequência do movimento de translação e 23 horas, 56 minutos e 4 segundos consequência do movimento de rotação. A rotação (dia sideral) tem duração menor que a duração de um dia solar.
O dia é o período de tempo que o Sol ilumina a sua cidade, o seu Estado e o seu país. A noite é o período de tempo que fica escura a sua cidade, o seu Estado e o seu país, porque o Sol está iluminando outra parte do planeta Terra.
Explicação: A diferença normal entre a duração do dia e a da noite acontece porque o eixo ao redor do qual a Terra gira sobre si mesma é inclinado 66,5 graus em relação ao plano da sua rotação em torno do Sol. ... Assim, a parte clara do dia acaba sendo ligeiramente maior.
Respostas: a) O fenômeno do dia e da noite existe porque a Terra gira em torno do eixo de rotação dela; b) Aproximadamente 24 horas. ... a) Como dissemos, tudo gira sobre si mesmo, mas a Lua parece que não gira sobre ela mesma não, afinal, sempre vemos ela com a mesma face voltada para a Terra.
rotação terrestre
translação
A rotação é responsável pela alternância de dias e noites, pois, durante esse movimento, uma parte do planeta está voltada para o Sol, recebendo raios solares (dia); enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, não recebendo raios solares (noite).