Como o próprio termo indica, patrimonialismo deriva das palavras patrimônio e patrimonial e pode ser definido como uma concepção de poder em que as esferas pública e privada confundem-se e, muitas vezes, tornam-se quase indistintas.
Um estilo de administração do Estado denominado patrimonialismo. Este modelo de administração, típico dos estados absolutistas europeus, tinha como principal característica a não distinção entre o que era bem público e o que era bem privado.
o patrimonialismo é algo incomum, e o coronelismo é comum, os coronels colocavam seus capangas para espulsar o povoado, e com isso esse caso foi se tornando cada vez mais comum, já o patrimonialismo eram de pessoas que conquistavam as coisas tipo imóveis etc e depois de um certo tempo eles deixavam toda a herança pro ...
Administração patrimonialista Os cargos públicos eram exercidos apenas por pessoas de confiança do rei. Em geral, o governo era composto por familiares e pessoas que tinham os mesmos interesses dos monarcas. Não havia uma preocupação em utilizar os recursos públicos em favor da coletividade.
A administração patrimonialista preocupa-se com a separação do patrimônio público em relação aos interesses privados. D A qualidade fundamental na administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos. Na administração patrimonial, o clientelismo é uma prática recorrente.
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
O termo gerencialismo – utilizado por estudiosos do campo educacional para se referir à adoção de “ferramentas” da gestão empresarial na educação – tem sua origem no chamado modelo da “Nova Gestão Pública”.
Para Osborne & Glaeber (1994), o Novo Gerencialismo é a “reinvenção do governo” e consiste na aplicação, no setor público, de idéias gerencialistas consideradas transformadoras, quando aplicadas ao contexto norte-americano.
O principal argumento do gerencialismo é a necessidade de superação do modelo burocrático de administração pública com foco nos procedimentos, cuja missão básica de servir a sociedade estaria comprometida. Seu propósito é instituir um novo modelo de administração pública com foco em resultados.
O Decreto nº 9.
Esses princípios são os pilares norteadores da governança: Transparência (disclosure), Equidade (fairness), Accountability e Compliance. ... Além de responsabilidade, integridade e transparência, os quais são advindos de estratégias, sistemas, políticas e processos estabelecidos.
A política de governança estabelece um conjunto de regras formais que favorece a identificação de necessidades de cidadãos e empresas e contribui para que as políticas públicas necessárias sejam formuladas e implementadas, a partir da melhoria do ambiente institucional em cada órgão e em cada entidade da administração ...
Um dos desafios da governança em instituições do poder público é determinar o nível de risco aceitável na busca pelo melhor valor para os cidadãos e outros interessados, ou seja, promover a prestação de serviços de interesse do público. Por isso, é essencial que exista uma gestão de riscos, determinada pelo controle.
Conheça os 3 principais tipos de Governança
A aplicação de boas práticas de governança pode auxiliar os gestores a fazerem mais com a mesma quantidade de recur- sos, melhorando a qualidade dos serviços públicos.
Quais os princípios fundamentais da governança corporativa?
Há duas grandes categorias, que abrigam os principais modelos adotados pelo mundo, o Outsider System (Anglo-Saxão) e Insider System (Nipo-germânico). Outros modelos se definem como a mistura dos sistemas insider ou outsider, aproximando-se mais de um ou outro sistema.
Os pilares da governança corporativa
Seguindo os 4 pilares, os alunos recebem uma formação completa....Os fatores-chave deste aprendizado são:
Quais são os quatro pilares da governança corporativa?