"O objetivo de Rousseau é tanto formar o homem como o cidadão", diz Maria Constança Peres Pissarra, professora de filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. "A dimensão política é crucial em seus princípios de educação."
Contra a educação bárbara, Rousseau acredita que a criança deve brincar, deve errar, deve acertar, deve ser criança. Isso não significa, contudo, que devemos eliminar do mundo da criança o esforço, as dificuldades e as privações.
Assim, a infância passa a ser considerada por Rousseau o lugar, ou momento do desenvolvimento humano, em que se pode identificar o ser humano no seu modo de ser mais natural. Pensar, então, a infância deste ser é, na verdade, pensar no momento em que ele pode se formar enquanto homem natural.
Considerava como natureza, os fenômenos do estado original, primitivo e puro, ou seja, a criança não era responsável nem culpada por nada, vivendo então seu maior período de felicidade, pois nasceu pura para ser desenvolvida.
Para Rousseau, a criança, assim como o animal é instintiva, desejando apenas aquilo que lhe é necessário para sua conservação. Logo, deve-se fazer desenvolver seu instintos e seu corpo para fortalecer a criança e formar um homem forte e autônomo.
Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.
No estado de natureza, afirma Rousseau, o homem tinha uma vida essencialmente animal. A rude existência das florestas fez dele um ser robusto, ágil, com os sentidos aguçados, pouco sujeito às doenças, das quais a maioria nasce da vida civilizada.
Rousseau afirma que o ser humano é naturalmente bom. Em estado de natureza, viveria uma vida isolada dos demais, plenamente livre e feliz. ... Pela extinção dessa insegurança, o contrato social faz com que os indivíduos abandonem o estado de natureza e assumam a liberdade civil.
A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.
Artesão do pensamento político liberal, Locke nasceu numa aldeia inglesa, filho de um pequeno proprietário de terras. ... Quando Locke escreveu os "Dois Tratados sobre o Governo", a sua principal obra de filosofia política, tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real.
28 de outubro de 1704
A liberdade consiste em estar livre de restrição e de violência por parte de outros, o que não se pode dar se não há lei. (LOCKE, 2000, p. 306). Apesar de a lei natural ser evidente e inteligível, os indivíduos nem sempre são capazes de respeitá-la, na opinião de Locke.
A liberdade para Kant é agir segundo leis. ... Ele designa a liberdade como autonomia, ou a propriedade dos seres racionais de legislarem para si próprios. Liberdade e moralidade são indissociáveis. Tratando-se de leis morais ou de normas jurídicas, o fundamento de ambos é a autonomia da vontade.
Já a Liberdade segundo Kant também é agir conforme as leis como aludia Locke mas na reflexão kantiana, a liberdade tem um raio de abrangência maior que apenas o cumprimento das regras objetivas (regras morais) mas a liberdade é ao mesmo tempo o despertar do espirito autônomo do sujeito; A liberdade em Kant não é apenas ...
Locke defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Foi precursor de muitas ideias liberais, que só floresceram durante o iluminismo francês no século XVII. Locke criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico.
Montesquieu, um dos principais filósofos do Iluminismo. ... Nesta obra Montesquieu defende um sistema de governo constitucional, a separação dos poderes, a preservação das liberdades civis, manutenção da lei e o fim da escravidão.
O evolucionismo darwinista tem como ideia fundamental a capacidade de adaptação dos diferentes indivíduos de acordo com a mutação que ocorra em sua formação reprodutiva. ... Assim sobrevivem os que possuem, por mutação ou recombinação genética, capacidade adaptativa.