Em Fortaleza a voltagem das casas é 220v. No hotel também. Se seu uso é para carregar o celular acredito não haver problema pois todos carregadores são bi volt.
110V
110 V
Resposta: O 220V, pois como vemos acima, em 220V a corrente é quase a metade, o que demanda condutores com bitola menor, logo menos cobre, tornando os condutores mais baratos.
220v
Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.
Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio. Então, pra ele não pegar fogo, quanto maior a tensão, mais grosso é o cabo.
Como trocar tomada 110V para 220V
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Se sua casa tem ligação bifásica (2 fases 220V e Neutro), para se transformar uma tomada para 220V basta ligá-la em duas fazes, devendo identificar os dois fios fases e fazer uma derivação de cada fio para essa tomada. Então eu só preciso identificar o outro fio 110 volts e ligar com o neutro.
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm².
O fio terra (fio verde ou verde/amarelo) deve ser conectado a um sistema de aterramento, conforme a norma brasileira NBR – 5410.
Para realizar a instalação de uma torneira elétrica você vai precisar de:
Para instalar a torneira elétrica, primeiro é preciso fazer o aterramento do fio terra ao invés do fio neutro. Esse procedimento serve para evitar o risco de choque elétrico. Deixe a torneira na posição fria durante a instalação, para evitar a queima da resistência.
A corrente que escapado da resistência do seu chuveiro elétrico é bem baixa e as vezes não consegue se quer romper a resistência da sua pele, porém um simples corte de uma cutícula que foi tirada é suficiente para baixar a sua imunidade e deixa-lo mais próprio a levar um choque durante o banho.
A melhor opção para a resolução é construir um sistema adequado de aterramento para sua casa. Neste caso consulte um técnico e eletricista com experiencia em sistemas de aterramento. O sistema de aterramento é uma defesa para os usuários da instalação, sendo uma grande aliado da segurança em eletricidade.
A espessura da pele também faz diferença, pois dificulta a passagem do choque – é por isso que uma mão calejada recebe uma corrente elétrica de intensidade bem menor que uma mão delicada. Talvez esse seja o motivo da imunidade de vossos velhinhos. Líquidos como o sangue e o suor também são condutores de eletricidade.