a principal desvantagem é que se houver um eventual curto circuito todas as lâmpadas da associação queimam pois estas se alternam na passagem de eletricidade, além de que este tipo de associação exige um certo esforço para a sua rede elétrica e,consequentemente gerará um gasto mais elevado.
A vantagem de uma associação em paralelo, é que temos uma maior dicipação de calor, fazendo com que os resistores esquentem menos, porém, terá uma baixa resistência em comparação a associação em série.
Pisca-pisca com funcionamento em paralelo Esse tipo de pisca-pisca apresenta uma vantagem imediata, nele, as lâmpadas estão ligadas separadamente a fonte. Dessa maneira, se uma das luzes queima, as outras continuam ligadas, submetidas à mesma tensão, e portanto funcionando.
O brilho de cada lâmpada irá diminuir, pois a intensidade da corrente elétrica que pasa por cada uma delas será dividida e reduzirá de valor. A diferença de potencial elétrico (ddp) na associação de resistores em paralelo será a mesma, pois os resistores estão localizados entre os mesmos pontos de potencial elétrico.
Instalação da lâmpada em paralelo na rede bifásica
Ligação da parte de carga elétrica. Agora na parte de comando saem dois fios do disjuntor de comando, um vai para o borne A2 da bobina do contator e o outro fio vai para o interruptor e da saída do interruptor basta levar um fio para o borne A1 do contator e pronto!