substantivo feminino Característica, propriedade ou condição de coexistente; que existe de maneira simultânea. Que convive harmoniosamente ou de maneira pacifica.
substantivo feminino Concordância ou concórdia; em que há acordo ou falta de conflitos. Equilíbrio ou combinação entre elementos que ocasiona uma sensação agradável ou aprazível. [Música] Ciência que se dedica ao estudo dos acordes e de suas relações.
A harmonia musical é a combinação de notas de maneira organizada, para gerar sons que se equilibram entre si.
A palavra harmonia tem origem grega e, segundo o dicionário, significa: Harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido.
No ramo da música, harmonia é um conjunto de notas que serve como base para a melodia (ou voz principal) da música. Ou seja, os acordes de uma música formam a harmonia. Como já comentamos nesse artigo, a harmonia é um dos 3 pilares fundamentais da música.
Quando você toca um instrumento harmônico, como são o violão e o piano, por exemplo, você faz harmonia com os acordes no instrumento, uma vez que cada acorde é uma sobreposição de notas, e é por isso que os acordes fazem parte da harmonia.
Cante ou vocalize ao tocar as raízes e as terças maiores no piano. Comece tocando uma nota, contando quatro semitons à frente e tocando essa outra nota. Cantar uma raiz com sua terça maior o ajudará a descobrir notas harmônicas de ouvido ao ouvir uma melodia qualquer.
Para que você inicie seus estudos em harmonia é necessário que já domine ao menos o básico de teoria musical. Sem esse requisito você não conseguirá evoluir. É importante que você já conheça elementos como escalas, intervalos, formação de acordes e campo harmônico.
A palavra harmonia tem origem grega e, segundo o dicionário, significa: Harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido.
Compreender a harmonia pode te ajudar a criar pontos de apoio para memorização, demarcando trechos específicos ou regiões ao longo da obra. Por exemplo: uma seção que inclui acordes que não fazem parte do tom principal (outra região harmônica); um trecho em que a harmonia está parada sobre um mesmo acorde, etc.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa.
Tônica: é a nota que dá o nome do acorde representada pela respectiva letra. Um acorde de Dó por exemplo, possui outras notas, mas é o Dó o som mais forte, por isso usamos a letra C para o acorde. No acorde de D (Ré) a tônica é Ré, no acorde de Bb (Sib) a tônica é Sib, e assim por diante.
Acorde menor é um acorde formado por uma tríade menor: a primeira, a terceira e a quinta notas de uma escala menor natural, ou seja, tônica, terça menor e quinta justa. A escala menor possui distância entre notas de: tom - semitom - tom - tom - semitom - tom e tom.
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
Acorde diminuto é uma estrutura musical, que pode ser estabelecida como tríade ou como tétrade. Se tríade o conjunto diminuto apresenta fundamental (que dá nome ao acorde), terça menor e quinta diminuta. Se tétrade o conjunto diminuto apresenta fundamental, terça menor, quinta diminuta e sétima diminuta.
O acorde diminuto possui dois trítonos. Eles estão entre: o primeiro grau e a quinta diminuta; a terça menor e a sétima diminuta.
O acorde diminuto pode ser usado de diversas maneiras e há muitas dúvidas sobre como aplica-lo. Uma das aplicações é usá-lo como acorde de passagem para dar um colorido à harmonia, podendo também ser usado nas modulações (mudanças de tonalidades, aproximações cromáticas, substituição da dominante, etc).
Os acordes de Quinta (Tríades) são classificados de acordo com intervalos sobrepostos: Acordes de Quinta diatônicos: são formados por notas pertencentes a uma mesma escala diatônica. Acordes de Quinta alterados: são formados por notas pertencentes a uma escala alterada.
Diminuta é o feminino de diminuto. O mesmo que: pequena, mínima, parca, reduzida, pouca, apoucada, escassa, rápida.
A tríade aumentada é formada pela nota fundamental, pela terça maior (2 tons da fundamental) e pela quinta aumentada (4 tons da fundamental), e consiste no empilhamento de duas terças maiores (3ª maior + 3ª maior). Para obtermos um acorde aumentado basta adicionar um semitom ao quinto grau (5ª) de um acorde maior.
O acorde aumentado pode ser usado tanto na função de Tônica (1º grau) quanto de Dominante (5º grau). Como tônica, essa tríade aparece muitas vezes como substituto do primeiro grau (I), para retardar uma resolução previsível, como na progressão II V I ou IV V I .
Existem algumas regras de escrita que devem ser seguidas.
clica onde tem a letra "G". Depois clica no ponto da partitura que quer colocar a cifra. Vai abrir uma caixa onde escolhe o acorde. Para quem quer saber desde o começo,faça assim:abra o ENCORE.
A sua mão direita, para tocar o acorde com 3 notas, como o acorde maior e menor, irá utilizar os dedos onde os números combinem com os graus. Por exemplo, em um acorde maior (1º – 3º – 5º), utilize os dedos 1 – 3 – 5 na mão direita. Já na mão esquerda, você vai tocar apenas o 1º e o 5º grau.
Método 1 de 3: Tocando o Bm com três dedos (iniciante)
O F - Fá Maior com pestana no violão pode ser substituído pelo acorde de F7M - Fá Maior com sétima Maior. O Si menor - Bm pode ser substituído pelo acorde de Si menor com sétima menor, o Bm7, ficando assim sem pestana no violão.