As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
Menores de 12 anos, por exemplos, são considerados grandes queimados se tiverem queimaduras de segundo grau em mais de 15% do corpo ou de terceiro grau em mais de 5% do corpo. Vítimas de queimaduras de origem elétrica são considerados grandes queimados automaticamente.
“A gravidade de uma queimadura não depende apenas da profundidade, mas também da extensão”, explica o dermatologista Luiz Carlos Cucè, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Uma de segundo grau que atinge o corpo todo pode ser muito mais séria do que uma de terceiro localizada na mão.
Queimaduras moderadas e graves: as queimaduras que envolvem mãos, pés, a face ou os genitais, as queimaduras de segundo grau que envolvem mais de 10% da superfície corporal e todas as queimaduras de terceiro grau que envolvem mais de 1% do corpo são classificadas como moderadas ou, mais frequentemente, como graves.
Resposta. Devido ao vapor d'água ter uma temperatura de aproximadamente 100 °C, isso Porque a água entra ebulição nesta temperatura. A água fervendo (que está no estado líquido) não ultrapassa a temperatura do vapor d'água (100° C ), isso faz dela "menos agressiva".
A queimadura for provocada por fogo, corrente elétrica ou substância química. A queimadura é no rosto, couro cabeludo, articulações ou genitais. A queimadura parece estar infectada (inchada, com pus, cada vez mais roxa ou com linhas roxas na pele que rodeia a ferida).
Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer; Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.
Tenha os mesmos cuidados indicados para queimaduras de 1º grau e cubra a área queimada com gazes molhadas em soro fisiológico ou água limpa, para evitar infecção. “Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou água limpa. Se a queimadura for extensa, é preciso ser atendido no hospital”, ressalta Bruna.
Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor; Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada; Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%; Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.
Nas pequenas queimaduras de 2º grau pode-se fazer um curativo usando pomada cicatrizante e depois cobrir com uma gaze e enfaixar com uma atadura, por exemplo. Confira como fazer um curativo para cada grau de queimadura.
Tratamentos para uma queimadura de primeiro grau incluem:
Para aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização, pode ser indicado pelo clínico geral ou dermatologista o uso de algumas pomadas como Nebacetin, Esperson, Dermazine ou Sulfadiazina de prata.
Em casos de queimadura leve (pele avermelhada, sem inchaço e que nem sempre causa forte dor), a primeira providência é resfriar a região, sem limpá-la. Durante vários minutos, exponha o local lesionado em água corrente fria - não aplique gelo, pois tende a queimar a pele.
Assim que puder, coloque a queimadura embaixo de água corrente fria por pelo menos dez minutos ou aplique uma compressa fria. Não use gelo pois o congelamento poderia prejudicar o tecido da pele ainda mais.
Molhe uma toalha fina em água gelada e envolva uma pedrinha de gelo. Deixe repousar no local por, no mínimo, 10 minutos; No corpo, como as provocadas por pancadas: passe um pouquinho de azeite na região, fazendo uma suave massagem. Se a mancha roxa não passar em 1 a 2 semanas, é importante consultar o médico.
Quais os principais medicamentos para queimadura na pele?
NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Para queimaduras de primeiro grau, como por exemplo queimaduras de sol, recomenda-se tomar banho ou ducha com água fria e depois secar com uma toalha “acariciando” a pele, evitando ao máximo o contato excessivo com a pele (geralmente muito doloroso).
Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias. O tratamento consiste apenas em manter a pele e o organismo hidratados. Se a dor for incômoda, um analgésico poderá ajudar.
Isso acontece porque nessa inflamação que ocorre, os nociceptores ficam mais sensíveis ainda. Então, coisas que antes não doíam passam a doer e coisas que já doem, doem mais ainda. Se a queimadura for mais profunda, também pode acontecer lesão do nociceptor, o que acarreta numa dor mais intensa e duradoura ainda.
Em contato com os espinhos da lagarta, a pessoa apresenta imediata irritação no local atingido, seguida de dor e desconforto geral. De 1 a 12 horas após o'contato, podem aparecer manchas escuras (cor devinho) no local atingido, (Fig. 7), e em outras partes do corpo, por causa dá hemorragia abaixo da pele.
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.