O nome “arcadismo”, que também é conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga e foi um movimento literário que surgiu na Europa com a proposta de eliminar os rebuscamentos e os ornamentos exagerados da estética barroca.
As características do Arcadismo foram criadas durante um período que se contrapõe ao Barroco, escola literária que operou antes do Arcadismo. O Barroco era totalmente rebuscado ligado ao conflito de sentimentos, exagero e religiosidade. Já o Arcadismo oferta uma vida mais simples, com base na natureza.
Principais Características
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
Dentre as principais características do Arcadismo no Brasil estão o apego aos valores da terra, expressos por meio de poesias simples e bucólicas; a valorização do índio como “bom selvagem”; e a sátira política que abordava a exploração portuguesa e a corrupção dos governos coloniais.
Dentre as principais características do Arcadismo, pode-se citar:
Características do Arcadismo
Também conhecido como neoclassicismo, o arcadismo, no Brasil, teve como marco inicial o livro “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, e foi a principal tendência estética produzida no país na época, tendo seus principais autores presentes na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais.
O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, no Brasil, e teve produções líricas, satíricas e épicas. O arcadismo foi um movimento literário nascido na Europa do século XVIII. ... A obra dos árcades brasileiros pode ser dividida em “poemas líricos”, “obras satíricas” e “literatura épica”.
Como os arcadista se denominavam? Eles se denominavam padres. Eles se denominavam pastores. Eles se denominavam Deuses.
Influenciado pelo avanço industrial europeu e pelo Iluminismo, o Arcadismo, que aconteceu no século XVIII, valorizou o pensamento racional, além da simplicidade estética. ... Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.
Contexto histórico do barroco As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.
Nesse sentido, o Arcadismo buscava recriar uma nova forma de literatura que prezasse pelo espaço bucólico, típico da Arcádia grega. ... Portanto, no Arcadismo, a natureza é o símbolo da pureza de espírito, ingenuidade, um ideal de paz e um convite à liberdade por meio da vida no campo.
Século XVIII: Arcadismo ou Neoclassicismo Os ideais da Antiguidade Clássica (Greco-Romana) de fuga das cidades e vida no campo são retomados, de modo que o bucolismo passa a ser consideravelmente valorizado, assim como a idealização da natureza e da mulher amada.
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.
Após o arcadismo, surgiu uma escola literária romântica. ... Nesta escola literária, o poeta teve diversas transformações como a supervalorização dos sentimentos, a criação de um mundo irreal, e entre estas transformações envolviam a natureza, tendo-a como refugio seguro, lugar dos sonhos, e sempre a exaltando.
Resposta. O exagero. Os poetas árcades preferiam uma linguagem mais simples e que todos pudessem entender.
Arcadismo no Brasil Influenciado pela independência dos EUA, pela opressão administrativa portuguesa, pelo ocasional declínio do ouro e pelas ideias dos filósofos do século das luzes, um movimento iniciou-se no Brasil: a Inconfidência Mineira buscava a independência do Brasil.
O arcadismo buscou retomar aspectos da Antiguidade Clássica e do Renascimento. Por essa razão, também é chamado de Neoclassicismo. A própria palavra Arcadismo deriva de Arcádia que é um lugar da Grécia, que possuía paisagem bucólica.
Não existe diferença. Explicação: porque é um único movimento decorrente do Iluminismo. Esse movimento despreza o exagero e o rebuscamento do Barroco, buscando nos clássicos e nos renascentistas novos paradigmas de simplicidade e equilíbrio(neoclassicismo).
O academicismo é uma ideia que surgiu no século 18 e tem como base a questão do fomento das ideias que surgem na academia. ... Já o neoclassicismo diz respeito a retomada das ideias clássicas que houve na Itália nos fins do séc. XVIII e começo do XIX, em especial nas artes bem como na literatura.
Barroco se expressa pelo contraste,exagero e irregularidade. Arcadismo é ao contrário de barroco,busca a simplicidade,a clareza e a valorização da natureza.
No arcadismo também tem o "carpe diem", aproveitar o agora, viver plenamente hoje. No Brasil, os principais foram Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão. Já o barroco, buscava reconciliar a espiritualidade com a razão, tendo assim as principais características a contradição e contraste.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.