Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.
O sistema olfativo, responsável pela habilidade de sentir odor, começa a se desenvolver a partir da 28ª semana de gestação. ... Ao passo em que a audição e a visão ainda não se desenvolvem completamente, o olfato e o tato são sentidos que norteiam as experiências primárias dos bebês no mundo.
O Desenvolvimento Sensorial Infantil, uma fase da vida da criança que dura até cerca dos sete anos de idade, é caracterizada por aspectos importantes, como cheirar, tocar, estabelecer contato visual, conversar, se movimentar, criar um vínculo com os pais ou seus responsáveis, dentre tantos outros exemplos.
Dentre as atividades educativas sensoriais têm-se as garrafas sensoriais para bebês – essas garrafas sensoriais são brinquedos artesanais que tem o objetivo de explorar a coordenação motora, a concentração e a percepção visual, sonora e tátil dos bebês.
Garrafa sensorial- feita de garrafa pet transparente, do tamanho que se desejar, preenchidas com objetos que despertem a curiosidade da criança, que despertem o desejo de observação, de cor, movimento, forma, em seu interior, quando misturados à agua, forem sacudidas e produzirem algum efeito.
Algumas delas:
Modo de fazer: Encha ¾ do pote com água, deixando um espaço livre para o líquido de movimentar. Coloque uma colher de cola glitter, duas colheres de purpurina solta e duas gotas de corante. Feche o pote e misture tudo.
Faça o seu pote da calma
Organize esse cantinho com objetos que a criança possa escolher e que ela, em conjunto com seu direcionamento, perceba que podem auxiliá-la a ficar mais calma, como almofadas, bichinhos de pelúcia, lápis e papel para rabiscar, bolinhas de massagem para apertar, massinha de modelar, slime, tintas etc.
Despeje o potinho de glitter prateado no óleo dentro da garrafa… agora, despeje a mistura de água morna colorida… você pode completar a garrafa mas, lembre-se de deixar um pequeno espaço com ar. Isso é necessário para que as coisas dentro da garrafa se mexam melhor!
Como fazer
Pote da calma com glicerina