Brasília
O Brasil está dividido em cinco Grande Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É a Unidade onde tem a sede do Governo Federal, com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. Em número de 26, constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do País.
O Distrito Federal é dividido em 33 regiões administrativas, cujos limites físicos definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos.
As Divisões Político-Administrativas do país são feitas a modo de uma melhor gestão política do território nacional, tanto para gerenciar as economias quanto para ministrar as populações. É o Governo Federal o responsável por repassar as verbas públicas para os Estados e Municípios.
A unidade em questão é, evidentemente, o município, a menor esferas administrativas da República Federativa do Brasil, e das unidades federativas que a compõem, os Estados. O Brasil de hoje possui 26 Estados, um Distrito federal e 5.
Cidades político-administrativas: são cidades onde se localizam importantes sedes administrativas de governos e parlamentos. ... Dentre esse tipo de cidade, podemos citar Las Vegas (EUA), Porto Seguro (Brasil), Cancun (México) etc.
O Brasil é organizado administrativamente entre União, Estados, Municípios e o Distrito Federal. Essas são as unidades político-administrativas do país. Ela é dada pelos art. 18 e 19 da Constituição Federal.
Resposta:Estados, Municípios e o Distrito Federal. Essas são as unidades político-administrativas do país.
Unidade Administrativa é aquela que possui três características: pessoal, patrimônio e competências próprias. Não é critério necessário ter orçamento para se dizer que uma unidade é administrativa.!!!!!!!!!Jun. 15, 2014
Uma divisão politica é uma região geográfica que está sob a jurisdição de um governo. É um jargão de geografia. Em grande escala, uma divisão política é, tipicamente, um país. ... É comum ver as divisões políticas traçadas em mapas políticos.
Sua UF é o seu estado.
Atualmente o Brasil é dividido política e administrativamente em 27 unidades federativas, sendo 26 estados e 01 distrito federal. O Poder Executivo é exercido por um governador eleito quadrienalmente.
Unidade da Federação é o nome dado a cada um dos 26 estados brasileiros e ao Distrito Federal. A expressão Unidade da Federação normalmente é apresentada pela sigla, UF, em formulários e diversos tipos de documentos oficiais.
Unidades Federativas do Brasil
E é aí que são identificadas as UF. Em sua tradução, a sigla significa Unidade Federativa e é a distribuição dos estados que compõem a federação como um todo. ... São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia, por exemplo, são unidades federativas.
Os Territórios brasileiros eram: Território Federal do Acre, Território Federal do Amapá, Território Federal do Guaporé, Território Federal do Rio Branco (todos localizados na região Norte), Território Federal de Fernando de Noronha (região nordeste), Território Federal de Ponta Porã (localizado na região na região ...
Autorizou os estudos para a criação de cinco Territórios Federais: Guaporé (desmembrado do Amazonas e Mato Grosso), Rio Branco (Amazonas); Amapá (Pará), Iguaçu (Paraná) e Ponta Porã (Mato Grosso).
Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas. Contudo, o território brasileiro nem sempre foi organizado dessa forma.
A Constituição Federal de 1988 aboliu todos os três territórios então existentes: Fernando de Noronha tornou-se um distrito estadual do Estado de Pernambuco; o Território Federal do Amapá e o Território Federal de Roraima ganharam o status integral de Estados da Federação.
Resposta. O exemplo do último Estado formado no Brasil, o Tocantins, é usado pelos articuladores da criação das unidades de Carajás e Tapajós, para defender a mudança. O Congresso tem uma série de projetos para alterar o mapa do Brasil, mas os que tratam dodesmembramento do Parásão os mais avançados.