Ter conhecimento sobre a metodologia Six Sigma é um grande investimento para sua carreira. Isso pois, com a certificação, você se torna mais valorizado pelas empresas, aumenta sua eficiência e, dessa forma, tem mais chances de conseguir cargos mais altos e um maior desenvolvimento profissional.
A aplicação prática é um aspecto chave da metodologia. É fundamental que os instrutores tenham passado por todo o processo de certificação de especialistas.
Para conquistar a certificação, será preciso executar e apresentar um projeto Lean Seis Sigma que, se aprovado por avaliadores, resultará na sua certificação e em um enorme diferencial no currículo!
Observe sempre a trajetória de carreirado professor. Profissionais de sucesso compartilham experiências de sucesso! Teve crescimento? Assume posição de liderança em grandes empresas?
A The Council for Six Sigma Certification é a instituição de maior prestígio e credibilidade no mundo. O Conselho de Certificação Six Sigma fornece serviços de acreditação Six Sigma para mais de 165 países em todo o mundo.
A FM2S disponibiliza já há algum tempo a Certificação White Belt de maneira 100% online e gratuita. Confira:
O problema é que isso não impediu a cração de agências de acreditação somente para fins de marketing, muitas vezes possuindo como responsáveis as próprias empresas que forneciam o treinamento em Lean Seis Sigma.
Nesse artigo você irá conferir Confira informações sobre certificação e, ainda, saber 5 dicas básicas que podem te proporcionar muita segurança na hora de escolher a sua. Empolgado? Você verá:
O Black Belt é um especialista na metodologia Lean Six-Sigma. O profissional após a certificação Black Belt, passa a ter um sólido conhecimento das ferramentas dessa metodologia, além do gerenciamento de pessoas que o capacita para coordenar projetos de melhoria que irão impactar os indicadores da organização.
Educação. O Seis Sigma valoriza o capital humano da empresa e cria o engajamento de colaboradores na busca do que realmente importa: RESULTADOS! Essa é a grande sacada.
As diferenças entre os níveis Belt tem relação ao nível de atuação, dessa forma, os White Belts atuam mais no nível operacional, os Yellow no nível de supervisão, já os Green, Black e Master Black no nível mais gerencial.
Descubra o caminho para o sucesso com o nosso ebook gratuito Kit Guia para Certificação Especialista Seis Sigma. Este material completo irá orientá-lo passo a passo, desde os conceitos básicos até a preparação para a certificação.
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
As ferramentas adotadas pela metodologia são em sua maioria as mesmas que têm sido utilizadas pelos sistemas de qualidade. A grande diferença é que a estrutura de um projeto Seis Sigma consegue potencializar o resultado, uma vez que os objetivos do projeto de melhoria estão alinhados com as metas financeiras da empresa.
1º - O primeiro passo é a capacitação dos colaboradores para se tornarem capazes de liderar um projeto de melhoria de acordo com o tipo de certificação (Yellow/Green/Black e Master Black Belts).