Cabocla Jurema Mestra – Tem ligação direta com Nanã Buruquê e Oxóssi e sua irradiação é com o Caboclo Araúna. Possui um arquétipo parecido com o de um preto velho, no que diz respeito ao seu semblante e a sua postura.
Existe uma categoria singular de Mestres que “arreiam” nos médiuns durante os rituais que são os chamados Mestres Beberrões, que são espíritos que em vida eram consumidores abusivos de bebidas alcoólicas, mas que se consagraram na Jurema e ao fazerem seu “passamento” atuam no panteão juremeiro.
Estas seriam sete: Jurema, Vajucá, Junça, Angico, Aroeira, Manacá e Catucá.
linha das almas
O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro".
São pensamentos que brotam no seu interior os quais não são positivos e de alguma maneira causam medo, desconforto, agressividade, paranóia ou sentimentos parecidos; -Bocejo em excesso e cansaço físico contínuo: o bocejo é um indicador de ajuste do seu campo energético ou aura.
1 batida de coco ou bebida a base de coco alcóolica.
Ebó para Zé Pelintra: passo a passo para a oferenda dar certo. Num prato de papelão de tamanho médio, coloque arroz com lentilhas e tiras de cebola frita, três fatias enroladas de presunto defumado e farofa de ovo. Tudo isso deve ser acompanhado de um copinho pequeno de papelão com um pouco de cachaça.
PRECE A ZÉ PILINTRA ” Salve Deus, Pai Criador de todo o Universo, Salve Oxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho. Bendito seja o Senhor do Bonfim. Bendita seja a Imaculada Conceição. Salve Zé Pilintra, mensageiro de luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus praticam a caridade.
A mais conhecida e aceita é que ele tenha nascido no sertão Pernambuco e sua família precisou se mudar para Recife para mudar de uma grande seca que devastou toda a região. Mas o destino foi cruel com o menino José dos Anjos, que perdeu toda a família vítima de uma doença desconhecida e fatal.
Casaram-se escondido, e assumiram seu amor só após a morte da esposa Branca de Bourbon, que morrerá envenenada aos 25 anos de idade. Tempo depois a morte de Branca, Maria Padilha foi acometida da peste, que naquela época 1361, não havia cura e nem remédio, e morre Maria Padilha.
VELAS NA COR TRAÇADA BRANCA E VERMELHA: ZÉ PILINTRA E MALANDROS. Malandros e malandras, assim como também a Entidade Zé Pilintra. Giras, ao ser queimada a cor vermelha. nossas intenções tanto a linha da direita como a linha da esquerda.
Quem se diz filho de Zé Pelintra é uma forma de expressar que tem uma devoção e identificação muito forte com essa entidade. É comum também alguns umbandistas se dizerem filhos dessa entidade porque é ela quem rege a sua mediunidade, daí criam um laço afetivo e espiritual intenso.
Seus principais trabalhos são no campo do amor, sexo e relacionamento, e ela é comumente invocada por mulheres e homens que querem recuperar ou conquistar a pessoa amada. O que ela faz é abrir caminhos para a conquista daqueles que buscam sua ajuda.
A Pomba Gira Sete Saias é muito chamada para atuar nas causas que parecem ser impossíveis de se resolver. A Pomba Gira Sete Saias é uma entidade que tem relação com causas sobre o amor, a prosperidade, o sucesso e a saúde.
Ritual para Pombagira Regente Embrulhe tudo no jornal e leve numa encruzilhada em “T”(com 3 direções), e quando deixar o embrulho aberto na encruzilhada, você deve dizer a sua Pombagira Regente: “Minha Pombagira Regente, de agora em diante o dinheiro não vai faltar em minha vida.” Vá embora sem olhar para trás.
Exu chama dinheiro é o grande guardião que nos auxilia um fluxo de dinheiro constante e se invocado junto com Exu do Ouro seus rendimentos serão infinitos . Embora com energias parecidas esses Exus são diferentes um do outro.
As Pomba Giras gostam de perfumes, jóias, maquiagem, flores, licores, cigarros, cigarrilhas e bebidas. ... Para agradar uma Pomba Gira é preciso conhece-la, assim podemos saber que tipo de comida ela gosta e prefere. Geralmente todas gostam de padê (farofa), seja de mel, dendê, azeite de oliva, cachaça, perfume.