A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. ... O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.
→ Pseudoestratificados: Tecido formado apenas por uma camada de células, entretanto, a posição variada dos núcleos promove a falsa sensação de que ele apresenta várias camadas.
Este epitélio é classificado conforme a forma das células de sua camada mais superficial, podendo ser: pavimentoso, cúbico, prismático e de transição. ... Suas células possuem formato cilíndrico e revestem a conjuntiva ocular e grandes ductos excretores de glândulas salivares. Sua função é estritamente de proteção.
A bifurcação da traqueia vai gerar os brônquios. Eles são dois órgãos tubulares do sistema respiratório formados pela ramificação da traqueia que levam o ar para os pulmões. Já os bronquíolos são tubos menores os quais se ramificam dos brônquios.
A traqueia é um tubo flexível, cartilaginoso e membranoso que se estende da laringe, para abaixo através da cavidade mediastinal superior, até o mediastino médio. Ela bifurca imediatamente atrás da base do coração, no nível da quinta vértebra torácica, gerando os brônquios principais direito e esquerdo.
Não existe relação direta, já que a traqueia é um tubo pseudocartilaginoso que permite as trocas gasosas, e o esófago é um tubo que leva alimentos até o estomago, porém, são estruturas muito próximas, porem, ambos passam pela faringe.