O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
O soro feito com os sais de reidratação oral, distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde, deve ser dado a crianças com diarreia (desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas) e vômitos, para prevenir a desidratação.
O soro caseiro é uma solução que consiste em 3,5 gramas de sal + 20 gramas de açúcar diluídos em 1 litro de água filtrada ou previamente fervida. Na prática, isso significa 1 colher de chá de sal + 1 colher de sopa de açúcar.
O soro fisiológico tem o pH de 6.
Também é possível utilizar o soro fisiológico como finalizador. Para isso, uma das formas mais práticas é misturar o líquido com água e colocar em um borrifador. Na hora de finalizar as mechas, borrife um pouco da mistura nos fios para cabelos mais brilhantes e com cachos soltinhos. Não precisa enxaguar.