Um bom projeto arquitetônico evita erros e planeja os gastos da obra, definindo a quantidade necessária de materiais para evitar desperdícios ou falta. Também auxilia na escolha das marcas e materiais que proporcionarão o melhor custo benefício a longo prazo.
O projeto arquitetônico é o esboço do projeto, essencial para qualquer edificação. Ele é definido como a materialização de uma ideia ou do espaço imaginado pelo arquiteto.
A importância dos arquitetos e urbanistas na formação de cidades e espaços construídos é primordial. Esses profissionais têm o papel de serem catalisadores nas transformações dos anseios de uma sociedade. ... A responsabilidade de todos esses espaços passa pelas mãos de arquitetos.
Por quê? A elaboração de projetos é a fase de levantar informações sobre o empreendimento, organizar essas informações, consolidar os envolvidos, validar entendimentos de escopo, custo, qualidade e prazo. É uma etapa importante que alimenta outras fases como planejamento, execução, controle e encerramento.
Na maioria das vezes, um projeto é iniciado com a intenção de criar um novo produto ou serviço, ou apenas aprimorar algo já existente. Por esse motivo, deve haver um escopo inicial, isto é, a descrição (mesmo que parcial) do trabalho que precisa ser feito.
A gestão de projetos nada mais é do que aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto obtenha sucesso. Ou seja, o gerenciamento serve para que o objetivo do projeto seja atingido de acordo com os requisitos estabelecidos durante o planejamento.
Uma apresentação de projeto perfeita é aquela que consegue transmitir ao público-alvo todo o potencial do trabalho desenvolvido e convencê-lo sobre sua relevância. ... Para isso, listamos algumas dicas que você pode aplicar para transmitir suas ideias com clareza e objetividade, agregando valor ao projeto.
Como apresentar um projeto para diretoria: 6 passos para ter sucesso