A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.
Resposta:a importância da reflexão é para atingir a verdade das coisas e refletir e pensar e repensar. Refletir e compreender, e aceitar e, meditar e voltar-se sobre si próprio. A reflexão nos permite analisar as coisas...
A reflexão nos permite analisar, entender e a partir daí, conseguimos solucionar problemas que muitas vezes consideramos impossíveis de solucionar, simplesmente pelo fato de não olharmos para o nosso interior, para o nosso “eu”.
Resposta: A reflexão intelectual é uma ação humana que ao utilizar a nossa capacidade de raciocinar pode nos ajudar a resolver problemas, compreender o mundo e a nós mesmos, aprender.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.
Resposta. A filosofia serve para filosofar o meio em que vivemos,para indagar,ela ajuda a nos conhecer o "porquê" das coisas, a compreender melhor o mundo,a pensar, a raciocinar,a fazer questionamento, na nossa vida cotidiana ela também serve para afirmar,a negar, a aceitar ou recusar , seja coisas pessoas etc.
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. ... A prática filosófica promove um diálogo aberto, dando maior significado ao ato de “escutar”.
É pela filosofia que aprendemos a ter a nossa mente aberta, sempre apta a pensar e refletir sobre novas questões, novos conhecimentos. ... A filosofia pode refletir sobre todos as questões ligadas aos seres humanos, por isso a filosofia está em tudo que fazemos ou pensamos.
«Pensar, filosoficamente, é procurar a verdade de tudo quanto existe, na ordem do ser e do conhecer, à luz dos primeiros princípios e dos últimos fins. Mais simplesmente: pensar metafisicamente é subir do particular ao geral, do acidental ao substancial, do plano das existências ao das essências.