O átrio ou espongiale, é o centro de uma esponja, é ali onde a água e os nutrientes são circulados, e posteriormente levados para as células do corpo. O ósculo é uma cavidade que tem a função de boca, pois é dali que sai a água não aproveitada pela esponja.
As principais células dos poríferos são os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. Os coanócitos são responsáveis por captar os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los. Os pinacócitos possuem o formato achatado e revestem a parede externa do porífero.
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
O nome desta célula é coanócito. Quando as esponjas filtram a água com alimentos,estas células batem o seu flagelo pegando nutrientes.
Resposta. Resposta: a)estrutura das esponjas (poríferos) é constituída de células chamadas espículas (endoesqueleto) envoltas por outras células chamadas coanócitos e pinacócitos.
tecido conjuntivo
O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.
As esponjas são animais aquáticos, predominantemente marinhos com algumas formas de água doce, são sésseis (quando adultos) e filtradores. ... As esponjas menores e simples mostram simetria radial, enquanto a maioria é assimétrica. Esponja Gigante. Realizam digestão intracelular (não apresentam cavidade digestiva).
A sua inclusão no grupo dos metazoários se faz em uma linha evolutiva paralela à da maioria dos outros animais. Na verdade, os poríferos são agrupamentos celulares desprovidos de cavidade digestiva e de um sistema nervoso que ofereça coordenação e integração entre as suas diversas partes.
As esponjas são os únicos parazoários pois suas células não formam tecidos.
Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles. Os cnidários são animais diblásticos, sendo seu corpo formado por dois folhetos embrionários: a ectoderme e a endoderme. ... Esses animais exibem uma simetria radial, o que significa que partes semelhantes do seu corpo estão repetidas ao redor de um eixo central.
Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.
A cavidade gastrovascular ou celêntero, como o nome indica, tem como função a digestão e o transporte de nutrientes para todo o corpo do animal. Dois dos filos animais, Cnidaria e Platyhelminthes, possuem este tipo de cavidade.
Os cnidários tem importância econômica, e servem para manter o equilíbrio ambiental, são alimentos de alguns animais aquáticos, como as tartarugas que comem as água-vivas . Eles comem alguns seres que podem se tornar pragas no ambiente marinho.
Resposta. pois os cnidarios possuem o cnidoplasto que solta uma substância urticante que paraliza esses animais assim os matando para que possam ser ingeridos por tal, por isso que você ja deve ter ouvido sobre pessoas que sofreram queimaduras de água viva, é essa substância urticante em contato com nossa pele!
Morfologia. A maioria dos cnidários passa por duas fases no seu ciclo de vida: uma fase conhecida por pólipo e a outra por medusa. O pólipo tem corpo cilíndrico, com a extremidade inferior fechada, por onde o animal se fixa a um substrato qualquer. ... Pólipos e medusas apresentam basicamente a mesma organização corporal.
Principais características dos Cnidários Fisiologia: não possuem órgãos verdadeiros. Sistema Digestório: possui sistema digestório incompleto, com uma cavidade no interior do animal. Alimentação: são predadores e se alimentam, em geral, de pequenos animais. Respiração: se dá através de difusão.
Quanto a estrutura corporal, os cnidários podem apresentar duas formas diferentes: pólipos e medusas. Os pólipos são estruturas corporais sésseis, isto é, se mantém fixos em algum substrato. Esses cnidários apresentam uma boca voltava para cima e rodeada de tentáculos.
As formas básicas dos cnidários são: Pólipo que é a forma fixa, parecido com uma planta. E medusa que é a forma móvel semelhante a uma água viva. É chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!
Os cnidários são animais mais antigos do Reino Animal, tendo as seguintes características: ... - representantes conhecidos são as águas vivas, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas, corais e hidras. - ausência de órgãos verdadeiros e sistema incompleto de digestão, - respiração e circulação por meio de difusão.