O átomo de ferro (número atômico = 26) tem a seguinte distribuição eletrônica nos subníveis em ordem energética: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6. Já quanto às camadas eletrônicas, temos: K = 2; L = 8; M = 14; N = 2.
Resposta. Resposta: Realizando a distribuição: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6.
Os dezoito grupos (colunas verticais) da tabela periódica e os respectivos elementos que a pertencem são: Grupo 1 - metais alcalinos: Lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio.
Resposta. Os cátions ficam com carga positiva porque perdem elétrons. Diferentemente, os ânions ficam com carga negativa porque ganham elétrons. Então, já que se trata de um cátion com carga 2+ e 20 protons, ele perdeu 2 elétrons e ficou com 18 elétons.
Resposta. Número de elétrons no subnivel mais energético :o. ... numero de elétrons no subnivel mais externo: O subnivel mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4s.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Os subníveis eletrônicos são subdivisões das camadas eletrônicas. Eles são designados pelas letras minúsculas, s, p, d e f ....Cada subnível comporta um número máximo de elétrons: