Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática trabalho e emprego são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.
Emprego é uma ocupação remunerada exercida por alguém com alguma qualificação específica para tal, envolvendo a figura do patrão e trabalhador. ... Um dos elementos do conceito de emprego, portanto, é a existência de quem organiza o trabalho, o empregador, e de quem o realiza mediante remuneração, o empregado.
O trabalho é o conjunto de atividades ligado a objetivos e reconhecimento pessoal. ... Um exemplo de trabalho não remunerado é o trabalho voluntário. Nele, o indivíduo oferece serviços e completa atividades por altruísmo, com o simples desejo de melhorar o mundo de alguma forma.
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
Tipos de trabalho Trabalho nulo, quando o trabalho é igual a zero; Trabalho potente/motor, quando a força e o deslocamento estão no mesmo sentido; Trabalho resistente, quando a força e deslocamento possuem sentidos contrários (geralmente representado por T= -F.d).
Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que: T – trabalho dado em joules; F – força dada em newtons; d – deslocamento do corpo dado em metros.
O termo trabalho é originário do latim tripalium, que designa instrumento de tortura. Por extensão, significa aquilo que fatiga ou provoca dor. O trabalho é da idade do homem e é uma atividade pela qual o homem transforma o universo.
A grande maioria dos pesquisadores parece ter batido o martelo em relação a origem da palavra trabalho: ela viria de tripalium (ou trepalium), que era, a princípio, um instrumento utilizado na lavoura. ... A palavra é composta por "tri" (três) e "palus" (pau) - o que poderia ser traduzido por "três paus".
Em sua raiz, o termo “trabalho” é associado à dor e sofrimento. A origem vem do latim tripalium, nome dado um instrumento formado por três estacas de madeira, usado na Antiguidade pelos romanos para torturar escravos e homens livres que não podiam pagar impostos.