EQST

Qual A Diferença Entre Feno E Capim?

Qual a diferença entre feno e capim?

Na verdade, pode ser chamado de feno qualquer mistura de gramíneas e de leguminosas que passam pela fenação, isto é, por um processo de desidratação. ... Por isso mesmo, o feno – com destaque para o de capim – é muito usado na dieta de roedores, de ruminantes e de cavalos!

Quais são as características de um feno de qualidade?

* Presença apenas da espécie vegetal de origem; * Ausência de odores estranhos (fungos, bolores, etc…); * Ausência de plantas daninhas, sementes ou pendões florais; * Ausência de terra, gravetos ou materiais estranhos.

Qual é o melhor feno?

Qual o melhor capim para feno

  • Capim elefante. Com boa aceitabilidade, auxilia no ganho de peso por ser volumoso. A melhor fase para corte desse tipo de capim para produção de feno é entre 30 e 65 dias. ...
  • Tifton 85. Outra boa opção é o capim tifton. Tem bom crescimento e é resistente nos períodos da seca. ...
  • Outras opções de capim para feno. Estrela;

Como é feito o feno?

O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação. Resumindo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade.

Qual o teor de umidade ideal das forrageiras na produção de feno?

No preparo do feno, é necessário que a planta tenha reduzido seu teor de umidade entre 10% e 20%. Quando a forrageira está na idade ideal de corte, principalmente, se originária de solo adequadamente adubado, melhor qualidade terá o produto resultante.

Qual a produção de feno por hectare?

O número de cortes por ano, em geral, varia de três a quatro em áreas não irrigadas e de quatro a oito, com o uso de irrigação. Em cada corte, a produção de feno esperada varia de 2 a 4 t/ha.

Quanto tempo dura o feno?

um ano

Qual é o principal fator a ser controlado na produção de feno de alto grau qualitativo?

Um importante fator que determina a qualidade do feno é a relação folha-caule ou a proporção de folhas na forrageira.

Qual é o principal objeto do produtor que faz conservação de forragem na forma de feno para manter a qualidade nutricional?

As técnicas de conservação de forragem têm como objetivo fundamental aproveitar os excessos do período chuvoso e aramazena-los para a época crítica, mantnendo as suas qualidades nutritivas.

Como fazer diferimento de pastagem?

Dicas para diferimento de pastagem Inicie a vedação do meio para o fim das águas. Nesse período o pasto estará maior e já recuperado da seca, com as chuvas. Pode ser entre fevereiro e março; Uma dica muito importante sobre o diferimento é a manutenção que precisa ser feita durante o período de vedação.

Quais os critérios devem ser levados em consideração para determinar o momento adequado de ensilar as forragens?

O material estará bem compactado quando atingir o volume de 240 kg de matéria seca de silagem por metro cúbico. Para que se empregue o peso adequado para atingir o nível de compactação recomendada, deve-se multiplicar a quantidade de toneladas descarregadas por hora no silo, por 800.

Como os aditivos agem no feno?

Alguns produtos denominados aditivos podem ser aplicados à forrageira no momento da ensilagem ou fenação, visando reduzir perdas de nutrientes, estimular ou inibir fermentações (ensilagem), controlar o crescimento de microrganismos (feno), ou ainda interagir no valor nutritivo da planta original.

Quais os cuidados que devemos ter com a silagem e com feno e por quê?

Em relação ao feno e pré-secado, a silagem tem uma estrutura operacional de colheita normalmente menor. Não é necessário enleirador/esparramador, nem uma enfardadeira após o processo de corte. Além disso, a janela de corte e teor de umidade do material também é um pouco mais flexível na silagem.

Como fazer feno de sorgo?

Colocam-se três (3) sementes em cada cova. O sorgo é plantado, neste caso, com plantadeira à tração motorizada (trator), devidamente regulada e deixando cair 20 sementes em cada metro de sulco, no caso de plantadeira de duas linhas em sulcos. Pode ser feito também com a matraca ou a plantadeira à tração animal.

Porque fazer silagem?

Valor da silagem na alimentação A silagem de milho é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a sua planta fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne.

O que é fazer silagem?

A silagem é uma prática para armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo.

O que é o processo de silagem?

Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação. Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde.

Qual o melhor tipo de silagem?

A silagem é a melhor indicação em plantel com produção média a partir de 15 kg por vaca/dia. O consumo médio de silagem de milho varia de 1,2 a 1,7% do peso vivo de um ruminante em matéria seca, ou seja, uma vaca de leite de 400 kg poderá consumir até 15 a 25 kg de silagem fresca por dia.

Qual a melhor silagem sorgo ou milho?

No Brasil, a silagem de milho ou de sorgo é o melhor volumoso a ser fornecido ao gado por trazer melhores resultados para os pecuaristas. ... Embora tenha maior teor de fibra e seus grãos sejam de menor digestibilidade, sua silagem sustenta bem animais com potencial produtivo de até 18 litros de leite/dia.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao escolher o tipo de silo?

Os cuidados são basicamente o:

  1. Planejamento do tipo de cultura.
  2. Ponto ideal de colheita e corte.
  3. Corte. ...
  4. Dimensionamento do silo: deve estar relacionado com o tamanho do rebanho, de modo que a fatia cortada diariamente seja superior a 15 cm.
  5. Rapidez na confecção do silo, diminuindo perdas.