Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma população de habitantes (2014) em uma área de 8 km², resultando em uma densidade demográfica de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.
A população relativa, que também pode receber as denominações de densidade demográfica ou densidade populacional, consiste na medida que é descrita pela relação existente entre a população e a superfície do território. Ou seja, é a relação entre o número total de habitantes de uma região e a área que a mesma abrange.
Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma população de habitantes (2020) em uma área de 8 km², resultando em uma densidade demográfica de 24,9 habitantes por quilômetro quadrado.
I. ( ) População relativa ou densidade demográfica é o número total de habitantes de um determinado lugar.
Densidade demográfica do Brasil A região Nordeste (36,49 hab/Km²), Sul (51,38 hab/km²) e Sudeste (94,63 hab/ Km²) apresentam as maiores taxas de densidade, diferentemente da região Norte (4,70 hab/ Km²).
O Brasil apresenta uma baixa densidade demográfica — apenas 22,43 habitantes por quilômetro quadrado —,[5] inferior à média do planeta e bem menor que a de países intensamente povoados, como a Bélgica (342 habitantes por quilômetro quadrado) e o Japão (337 habitantes por quilômetro quadrado).
Podemos concluir que o Brasil possui uma baixa densidade demográfica, pois está muito abaixo da média mundial. Portanto o Brasil é um país populoso e pouco povoado; isto é, possui uma grande população absoluta, mas uma baixa densidade demográfica.
Países mais populosos do mundo:
Mônaco - 18.
Mônaco
Mais de 600 hab./km²
São Paulo