A partir de 2023, o INSS passa a ser responsável por comprovar se a pessoa está viva ou não. Resumidamente, isso será feito utilizando um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados.
Os três feridos, de nacionalidade brasileira, foram transportados para o Hospital Rosário Vera Zurita, perto da fronteira com o Brasil. Equipes de socorro buscam desparecidos.
A não realização do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício, antes disso há outras duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Durante o mês de setembro, quem teve o benefício bloqueado em junho entra agora na etapa de suspensão. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até junho de 2022 para fazer a prova de vida. O INSS publicou uma portaria, nesta terça-feira (28), que estende os prazos para quem não fez a comprovação entre 2020 e 2021.
“O documento também passa o início dos bloqueios da comprovação de vida do mês do aniversário do beneficiário para o mês de julho e autoriza as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento a realizar a prova de vida no mês anterior ao mês de aniversário do titular do benefício”, diz nota do INSS.
Segundo Faiock, "os residentes no exterior poderão fazer a prova de vida no consulado brasileiro do país de residência ou por meio de procurador nomeado no Brasil", afirmou a especialista.
Matéria alterada às 12h para corrigir informações no primeiro parágrafo. São mais de 7,3 milhões de segurados do INSS, o que não inclui servidores públicos aposentados. Os servidores têm regime próprio de previdência.
Pessoas com dificuldades de locomoção podem ligar no telefone 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida em casa. Nesse caso, um funcionário do INSS irá até à residência do segurado.
Não é preciso esperar o mês de vencimento para realizar o procedimento. Segundo o INSS, até agosto, quase 5 milhões de beneficiários ainda precisavam fazer a prova de vida no país até 2022.
Basta validar a biometria em um caixa eletrônico ou na rede Banco 24Horas. Caso tenha procurador ou representante legal cadastrado no INSS, a comprovação deve ser feita sempre na agência.
O pedido para fazer a prova de vida em casa pode ser feito por meio da Central do INSS, pelo telefone 135; pelo aplicativo Meu INSS (Apple Store e Google Play) ou por meio de outros canais a serem disponibilizados pelo INSS. Não há a necessidade de cadastrar procuração ou do comparecimento do beneficiário ou representante a uma agência da Previdência Social.
Serão considerados válidos como comprovação de vida realizada os atos, meios, informações ou base de dados elencados no artigo 2º da Portaria PRES/INSS nº 1.408, de 2 de fevereiro de 2022 (PORTARIA PRES/INSS Nº 1.408, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2022 - PORTARIA PRES/INSS Nº 1.408, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2022 - DOU - Imprensa Nacional), realizados ou atualizados nos 10 meses seguintes ao mês de aniversário da pessoa.
O segurado que perder o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. A comprovação pode ser feita no banco onde é feito o pagamento do benefício, inclusive no caixa eletrônico.
É renovada de forma automática por mais um ano ao usar a biometria para fazer movimentação no banco (como um saque, por exemplo). Outro jeito é ir até uma agência com documento atualizado com foto, cartão do banco (conta corrente ou poupança) ou do INSS.
Quem perdeu o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. Nesse caso, a pessoa deve comparecer ao banco no qual recebe o pagamento. Lá, fará a comprovação de vida e o pagamento será liberado na mesma hora. É importante procurar o banco o quanto antes, alerta o INSS.