Mercúrio faz parte do nosso Sistema Solar e está localizado como o primeiro planeta mais perto do Sol, o que o torna extremamente quente. Além disso, sua superfície está recheada de crateras e por uma atmosfera quase inexistente. A seguir, confira algumas curiosidades sobre Mercúrio.
5. Todos acreditam que Mercúrio seja o planeta mais quente de todo o sistema solar, afinal, ele é o que está mais próximo ao sol. Mas a verdade é que Vênus tem temperaturas bem mais altas do que Mercúrio, girando em torno dos 500 graus. O suficiente para derreter muita coisa!
4. A Terra é um corpo vivo, bem dizer, que pulsa constantemente de dentro para fora. Alguns cientistas afirmam que o núcleo de Mercúrio é apenas magma, completamente derretido, diferente do núcleo rígido da Terra.
A superfície que fica voltada para o Sol chega a temperaturas de até 427 °C, porém, o lado que não é exposto ao calor solar pode chegar a -173 °C. Isso faz com que o planeta seja o com a maior oscilação de temperatura do Sistema Solar, e ocorre porque o planeta não tem uma atmosfera para ajudar a regular sua temperatura.
Mercúrio orbita de forma elíptica em torno do Sol. Por causa disso, durante sua órbita, o planeta pode chegar à 47 milhões de quilômetros ao Sol em alguns momentos, e em outros ficar à 70 milhões de quilômetros do Sol.
Ao contrário de alguns outros planetas, Mercúrio é conhecido pela humanidade desde os tempos antigos e, embora a sua data de descoberta seja desconhecida, as primeiras menções sobre ele são datadas de 3000 a.C., pelos sumérios.
Mercúrio, que está diretamente conectado ao poder da comunicação, tem como homenagem o dia de quarta-feira. Esse é sempre o momento ideal para se focar nos estudos, em um aprendizado rápido e em pesquisas que precisam de foco extremo para serem efetuadas.
O que eles não sabiam era que era o mesmo planeta que eles viam duas vezes. A razão pela qual podemos ver Mercúrio duas vezes é que ele orbita muito rapidamente em torno do sol.
Na mitologia romana, falamos Mercúrio; na grega, Hermes. Seja como for, ambos os nomes representam um deus considerado como o “mensageiro dos deuses”: era dito que sua velocidade incomparável o fazia voar mais rápido que um raio, e era simbolizado com asas nas sandálias. O planeta recebeu este nome em virtude de ser o mais rápido do nosso Sistema Solar a completar sua trajetória em torno do Sol.
O mercúrio é o segundo planeta mais denso depois da Terra, com um enorme núcleo metálico de cerca de 3.600 a 3.800 km de largura, ou seja, 75% do diâmetro do planeta é composto pelo seu núcleo! Esse núcleo sozinho possui mais ferro do que qualquer outro planeta no sistema solar.
8. O planeta e o Deus estão diretamente relacionados com o poder da comunicação, e podem ser usados para trabalhar com esse tipo de energia, se você gosta de um pouco de esoterismo.
Denominamos de Sistema Solar o conjunto de corpos celestes que orbitam o espaço ao redor do Sol, a principal estrela desta organização de objetos. Cada um deles gira ao redor do Sol, cada qual localizado a uma distância uns dos outros. A partir destes estudos, determinamos que Mercúrio é o planeta mais perto do Sol e, portanto, o primeiro do Sistema Solar.
Conhecido amplamente como o Deus ligeiro, ou o Deus das mensagens na mitologia romana, o nosso querido planeta Mercúrio tem muitas outras incríveis curiosidades que vão lhe deixar com o queixo caído.
Devido à sua proximidade com o Sol, Mercúrio é um planeta difícil de visitar. Qualquer nave espacial precisaria viajar 91 milhões de quilômetros em direção ao astro-rei, de modo que até hoje apenas duas missões foram enviadas.
Como esse planeta está muito próximo do Sol, ele sofre um fenômeno de fechadura gravitacional. Assim, sua rotação vai diminuindo com o tempo, se igualando com sua órbita ao redor do Sol.
Como já dissemos anteriormente, Mercúrio está repleto de crateras. Pois bem: algumas delas são tão incrivelmente fundas que não recebem luz solar direta, e após a exposição à temperatura negativa, uma formação de gelo foi iniciada dentro das profundezas dessas crateras. Por isso, apesar de ter uma superfície extremamente quente, o planeta ainda guarda gelo consigo.
7. Mercúrio foi considerado como um Deus para a mitologia romana, e correspondia a Hermes na mitologia grega. Nestas duas culturas ele é inteiramente considerado como o Deus de todos os viajantes, e também o mensageiro de todos os deuses.
A Online Star Register (OSR) acredita que todo mundo deveria ter a sua própria estrela no céu. É por isso que possibilitamos que você nomeie uma estela na Online Star Register!
O astro possui uma atmosfera muito fina e muito próxima do solo, o que a impede de combater com mais eficiência os objetos espaciais que entram em contato, como meteoritos. Esta escassez atmosférica possui alguns motivos, como um nível de gravidade muito mais fraco que a Terra (em título de comparação); e a proximidade com o sol, a qual aquece a superfície do planeta e impede que os gases atmosféricos desenvolvam uma camada mais forte e estável.
Devido à sua proximidade com o Sol, desvendar os segredos de Mercúrio ainda é um desafio para a humanidade, porém, a ciência vem evoluindo em suas pesquisas e hoje já conhecemos muito mais sobre esse fascinante planeta.
Devido à essa grande velocidade, o planeta foi nomeado pelos romanos como o seu deus mensageiro. Antes disso, o planeta já havia sido nomeado pelos sumérios, que o associavam a Nabu, o deus da escrita.
À medida que o núcleo do astro esfria e solidifica, isso faz com que o terreno de sua superfície se contraia e obrigue o chão a possuir diferentes níveis de altura. Dessa forma, o planeta encolhe e ocasiona “rugas” na crosta, geralmente chamadas de “falhas lobulares”, porque são parecidas com o lóbulo de uma orelha quando vistas de cima. Segundo os cientistas, esse fenômeno foi iniciado há bilhões de anos e atesta que o planeta encolhe com o passar do tempo.
A maioria das crateras mercurianas tem o nome de escritores e artistas famosos, como Picasso, Mozart e Dostoiévski. No Brasil, o escritor José de Alencar e a artista Tarsila do Amaral foram alguns dos homenageados.