Segundo Vinícius, não existe uma cor natural correta para os dentes, o que existe é uma grande variação da cor natural dos dentes para cada indivíduo. Ou seja, os dentes naturais podem variar de mais claros a mais escuros passando por tons amarelados, marrons e até mesmo acinzentados.
Basta comparar a cor entre dentes naturais já clareados e qualquer amostra (escala) de cores odontológicas. Pode ser até mesmo aquela que o dentista utiliza para escolher resinas para restaurações. Outra forma de seleção da cor para facetas e lentes de contato dental é a medição por espectrofotômetro digital.
5 ,A4, B1, B2, B3, B4, C1, C2, C3, C4, D2, D3, D4. O 1 seria “mais claro” e o 4 “mais escuro”. Então A, B C e D são os quatro matizes (cores) dos dentes. No clareamento, não conseguiremos modificá-las.
O que confere cor ao elemento dental é a camada chamada de dentina, já que o esmalte é transparente. Assim, na ponta do dente (porção incisal) em que há mais esmalte, ele é mais claro. Já na parte próxima à gengiva (porção cervical), há mais dentina e, por isso, o dente é mais escuro nessa região.
Se sua gengiva estiver branca, pode ser um sinal de leucoplasia. A Mayo Clinic define a leucoplasia como uma condição na qual manchas ou placas brancas formam-se na gengiva, assoalho da boca e interior das bochechas. Podem ocorrer também na língua. As manchas brancas que se formam não podem ser removidas por raspagem.
A cor normal da gengiva dos nossos patudos é rosada. Algumas raças de cães podem as gengivas pretas, sem qualquer problema ou alteração associadas.
A mudança de cor na língua dos cachorros Língua rosada: trata-se da cor mais comum, já que um cão saudável apresenta tanto as gengivas e a língua de uma cor rosada. Em algumas raças, podemos encontrar manchas de cor preta ou azul, devido ao possível cruzamento dos seus progenitores com cachorros de língua azul.
O seu Cão está com a Gengiva Preta? Existem algumas raças que apresentam manchas negras nas gengivas alternando com a típica coloração rosada. Estas manchas são o reflexo da presença de um pigmento escuro (melanina) na mucosa oral dessas zonas.
"Uma língua pálida ou branca pode ser sinal de algum enfraquecimento no organismo. Essa coloração de língua é vista em animais com anemia, leucemia, alterações de pressão arterial, perda de sangue, edema (retenção de fluidos), fraqueza generalizada, disfunção gastrintestinal, pulmões fracos, desnutrição e letargia.
Portanto, para saber se seu cãozinho está com anemia é preciso ficar de olho nos sinais clínicos mais comuns:
- Língua roxa ou azulada. Tal como nos seres humanos a ingestão de substâncias tóxicas pode causar morte súbita nos cães. Produtos de limpeza, detergentes, inseticidas e até mesmo alguns alimentos podem provocar um choque anafilático.
Cachorro ofegante e com a língua roxa: indica falta de oxigenação. Significa que a respiração do pet não está sendo eficiente. Pode ser sintoma de um problema cardiovascular; Cachorro ofegante e inquieto: pode ser tanto uma condição nervosa como estresse.
Segundo ele, os sinais clínicos de doença do coração em pets nem sempre são evidentes, mas a progressão do distúrbio traz alguns indícios como tosse seca, perda de peso, cianose de língua [um sintoma marcado pela coloração azul-arroxeada das mucosas], apatia e síncope.
Chow Chow
5 Sinais que os animais podem emitir quando estão doentes
O cachorro amuado muitas vezes se faz de difícil, fica em um cantinho e evita ao máximo olhar nos olhos do seu tutor. Ele pode até ter feito algo de errado, mas alguns cães são orgulhosos demais para admitir isso, e acabam tendo esse comportamento mais “afastado”.
É prática frequente dar banho ao cachorro no dia da vacina ou então dar banho ao cão/gato adulto quando fica doente e tem que ser transportado de urgência para o hospital. No último caso, muitas das vezes dão entrada hipotérmicos, porque são lavados, mas não secos.