O átomo que possui número atômico 18 possui a seguinte configuração eletrônica em ordem de camadas eletrônicas: 2 – 8 – 8. Se possui oito elétrons na camada de valência, ele é então um gás nobre; no caso, o argônio (Ar).
Os Gases Nobres
Gases quimicamente estáveis são aqueles que tem o octeto completo, logo, os gases nobres, pertencentes a família 8A da tabela periódica.
São denominados gases nobres aqueles que são quimicamente estáveis e apresentam a última camada de elétrons completa, neste caso levando em consideração o octeto (8e-). ... (Estes que tomam como exemplo atingir 8 eletrons vulgo atingir a estabilidade).
Resposta. São os gases nobres, sendo eles, He-Helio; Ne-Neonio; Ar-argonio; Kr- Criptônio; Xe-xenonio; Rn-radonio.
Os gases nobres possuem esse nome devido à sua alta estabilidade e consequentemente sua quase rara ligação com outros elementos. Eles fazem parte do grupo 18 da tabela periódica e são pouco reativos nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão).
Ligação Metálica – átomos neutros e cátions mergulhados numa "nuvem" de elétrons.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Resposta. São os gases nobres, da família 8A, pois possuem sua ultima camada completa com 8 elétrons, ou no caso de Hélio, apenas 2 elétrons.
Os átomos da maioria dos elementos químicos encontrados na tabela periódica têm a capacidade de realizar ligações químicas. Os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe e Rn), entretanto, não apresentam esta necessidade; pois possuem oito elétrons na última camada de valência.