Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. ... Assim se forma o “espírito do capitalismo”, e nele o trabalho árduo e disciplinado aparece como virtude, como caminho para o sucesso profissional e para a salvação espiritual.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Marx ele defende a ideia que a classe trabalhadora deve lutar contra práticas abusivas e contra o capitalismo. Durkheim tem a perspectiva parecida com a do Weber, mas acha que tem que haver uma diferença entre trabalho geral e trabalho particular.
Max Weber desenvolveu um importante trabalho de sociologia política através da sua teoria dos tipos de dominação. Dominação é a possibilidade de um determinado grupo se submeter a um determinado mandato. Trata-se, portanto, de um tipo de relação social fundada na autoridade de um indivíduo sobre outros.
Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber. ... Marx, Weber e Durkheim são considerados os teóricos basilares da sociologia.
A principal consequência da fragmentação de tarefas impostas pela divisão social do trabalho é o aumento da produtividade. Ela, inclusive, é esperada pelos donos dos meios de produção. Isso acontece porque, ao fazer uma mesma atividade diversas vezes, o trabalhador se especializa naquilo que faz.
Classe social e estratificação social Uma sociedade estratificada é uma sociedade dividida em classes sociais. Uma das características da estratificação é a capacidade de mobilidade social, ou seja, de uma pessoa poder migrar de uma classe para outra. ... As pirâmides sociais representam a divisão de classes.
A sociologia moderna trabalha com três modos diferentes de estratificação: por classe, por estamento e por casta. Classe social é o tipo de divisão que existe no capitalismo, categorizada a partir da renda e riqueza de cada grupo. ... Na divisão de classes, há, como se disse, possibilidade de mobilidade.
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. ... Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção.