Os ácidos nucleicos, que podem ser DNA ou RNA, são constituídos por uma pentose, um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. No caso do DNA, a pentose é do tipo desoxirribose e as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e timina.
Resposta: O esqueleto de cada fita do DNA é uma cadeia polimérica de açúcar-fosfato. O esqueleto de cada fita do DNA é uma cadeia polimérica de açúcar-fosfato. As sequüências de bases nas duas fitas são determinadas pela formação de pontes de hidrogênio entre adenina e timina ou entre guanina e citosina.
O DNA é uma molécula extremamente importante para os seres vivos e que possui as seguintes funções: Armazenar e transmitir as informações genéticas. Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA.
Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila. O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico relacionado com o armazenamento e transmissão das informações genéticas. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos.
DNA=Ácido Desoxirribonucleico. É onde estão codificadas as informações genéticas que controlam praticamente todos os processos celulares. RNA=Ácido Ribonucleico. É responsável,de forma geral pela expressão das informações contidas no DNA,atuando na produção de proteínas.
Significado de DNA substantivo masculino [Bioquímica] Sigla do inglês que se refere ao ácido desoxirribonucleico; ácido nucleico que está repleto de fósforo e desoxirribose; ADN.