Nas duas frases, os verbos modais referem-se a pedir permissão. No entanto, o verbo may é mais formal e mais polido do que o can. O verbo can, que também indica pedir permissão, tem uma forma mais direta.
Os principais verbos modais em inglês são “Will”, “Would”, “Should”, “Can”, “Could”, “May”, “Might”, “Shall” e “Must”. Agora vamos mostrar como usá-los! Ele expressa a certeza de que algo será feito.
O verbo “can” é um exemplo de “modal verbs” (verbo modal) que, na língua Inglesa, tem a função de auxiliar o verbo principal em uma frase. O can pode ser traduzido como “poder” e expressa habilidade ou capacidade de fazer algo, possibilidade, permissão para fazer algo ou um pedido informal.
shall – para sugerir, convidar- Shall we dance? [Vamos dançar?] shall – obrigação (em situações formais) – You shall not enter here. [Você não pode entrar aqui.]...Para que servem os modal verbs
Could é usado para expressar ideia de capacidade/habilidade, possibilidade, permissão e pedido. Ele é um dos modal verbs mais importantes da língua inglesa. O verbo modal could tem a função de auxiliar o verbo principal na frase.
Biber (1988) divide os verbos modais em três categorias, a saber, (a) possibilidade ('can', 'could', 'may' e 'might'), (b) necessidade ('ought', 'should' e 'must') e (c) predição ('will', 'would' e 'shall').
Os verbos can e could que estudaremos agora significam, respectivamente, pode e podia ou poderia. Repare que o can (pode) se refere ao presente e could (podia, poderia), ao passado.
Existem dois tipos de verbos auxiliares: os primários e os modais, também conhecidos como modal verbs. A principal diferença entre eles é que os modais podem alterar todo o significado de uma frase se combinados com certos verbos principais, e os primários servem apenas para auxiliar a compreensão da frase.