Para cada hipótese deve haver uma variável ou conjunto delas. Nos exemplos anteriores: Variáveis idade, renda familiar, ser diplomado em medicina (ou ter CRM); • Variáveis cor da pele e escolaridade; Variável fumar e ter o diagnóstico de câncer.
substantivo feminino Possibilidade considerada válida antes de sua confirmação; suposição. Proposição admitida como um início e através da qual algo pode ser comprovado ou demonstrado; conjectura: hipótese científica. Situação ou ação que pode se realizar ou não; eventualidade: tenho a hipótese de mudar de emprego.
As variáveis qualitativas (ou categóricas) são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. E podem ser nominais ou ordinais. – Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias.
A variável quantitativa é "quantidade média". A variável qualitativa é "jornal". ... O nome do jornal é uma variável qualitativa nominal, pois se referem a características (no caso, o nome do jornal pesquisado), não a quantidades, e não há ordenação entre as categorias.
Estamos sempre lidando com variáveis quantitativas como: peso, largura, comprimento, temperatura, volume, tempo, entre outras grandezas. Após coletarmos esses dados em um determinado intervalo de tempo, podemos fazer uma análise gráfica do comportamento dessa variável, que pode ser de números absolutos ou não.
Essas variáveis podem ser de dois tipos: Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados.
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. ... Podem ser contínuas ou discretas.