O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.
O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar. É um tecido intensamente fibrilar e celular. Origina-se do folículo, tecido embrionário que reveste o germe dentário.
tecidos dentários
O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.
O periodonto é o conjunto dos tecidos que revestem e envolvem o dente. ... Periodontite que é a inflamação que atinge os tecidos periodontais provocando a destruição dos mesmos e do osso alveolar. A doença amolece o dente por causa do tártaro e ocasiona a sua perda.
Ele se divide em duas estruturas: periodonto de proteção e periodonto de sustentação. O periodonto normalmente é chamado de tecido de inserção ou de tecido de suporte dos dentes.
O periodonto de sustentação constitui o aparelho de inserção dos dentes. O seu papel reside em distribuir e absorver as forças geradas pela mastigação ou outros contatos dentários.
O sulco gengival é o espaço ou fenda rasa ao redor dos dentes, delimitada de um lado pela superfície dos dentes e do outro, pelo epitélio que reveste a gengiva marginal livre.
O sulco gengival tem o formato em "V" e permite a entrada de uma sonda periodontal com resistência. A determinação clínica da profundidade do sulco gengival é um importante parâmetro para o diagnóstico. Sob condições absolutamente normais, a profundidade do sulco gengival é zero ou ao redor de zero.
b) Cálculo supragengival o cálculo dental é o fator retentivo de placa mais importante; no entanto, é um fator etiológico secundário na periodontite. Sua presença torna impossível a remoção adequada da placa e impede uma boa higienização por parte dos indivíduos 1,5.
A gengiva marginal, gengiva livre ou não-inserida, é a margem ou bordo da gengiva que circunda os dentes em forma de colarinho. Em aproximadamente 50% dos casos, delimita-se com a gengiva inserida adjcente através de uma depressão linear rasa, a ranhura ou sulco gengival livre.
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
Quais são os sinais de uma gengiva inflamada? A Associação Americana Dental (ADA) lista os sinais de inflamação da gengiva. Esses sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental.
Como ter uma gengiva mais saudável em 6 passos simples
Uma das melhores maneiras de descobrir se há problemas na gengiva é prestar atenção ao seu aspecto....Quais são os sintomas de que algo não vai bem com nossa gengiva?
O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).
Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:
Existem dois tipos de problemas gengivais que ocorrem na área ao redor dos dentes. O primeiro é a gengivite, que é a inflamação na gengiva. O segundo, um estágio mais avançado e mais perigoso, é a periodontite.
Formação de bolsas nas gengivas A retração gengival faz com que a gengiva que se solta forme algumas bolsas ao redor dos dentes. É como um tecido que se afrouxa, liberando espaço entre a gengiva o dente, que se torna mais um local que retém alimentos e bactérias.