Conheça os tipos de sistema de armazenagem e movimentação
Quais são os principais tipos de estoque?
Quais são as principais estruturas de armazenagem?
A estrutura de armazenagem push back é um método integrado por sistema, composto por estantes de armazenamento de mercadorias paletizados, ordenado na sistemática LIFO, ou seja, o último produto a ser depositado é o primeiro a sair.
A armazenagem envolve ações que contemplam planejamento, verificação da área e análise das características dos produtos que serão armazenados até o desenvolvimento das operações cujo objetivo é receber e manter mercadorias estocadas adequadamente, realizando a expedição conforme demanda.
Além disso, muitos fatores devem ser considerados ao escolher suas estruturas de armazenagem, como:
As estruturas de armazenagem são elementos básicos para a paletização, pois visam organizar os produtos e melhorar o aproveitamento dos espaços nos galpões. Essas estruturas vêm evoluindo conforme a necessidade e fazem parte das ações estratégicas das empresas.
O transit point é uma operação feita de forma a atender uma determinada área de mercado que fica distante dos armazéns centrais e funciona como uma instalação de passagem. ... Nelas os produtos têm origem de diversos fornecedores ou de vários armazéns centrais e seguem diretamente para os clientes.
As estruturas Drive-in e Drive-thru são sistemas de armazenagem compacta em profundidade, para produtos paletizados. Indicadas para armazéns que operam com alto volume de um mesmo item e realizam a entrada e saída de produtos em grandes quantidades, simultaneamente.
O drive-in é um local de serviços que para obtê-los o cliente não precisa sair do carro. ... O termo drive-through é empregado para serviços no qual o cliente é encorajado a deixar o local com o carro e a comida.
As estruturas Drive-in e Drive-thru são sistemas de armazenagem por compactação, compostas por estantes que formam corredores internos de armazenamento. Em sua operação as empilhadeiras transitam por dentro da estrutura, realizando as operações de entrada e saída dos pallets.
O Flow Rack é um sistema eficiente de armazenagem manual de caixas e embalagens que permite a chamada operação FIFO (First In – First Out) estrutura em forma de fila, que ajuda na organização de pequenos volumes. ... Seus planos são reguláveis pela necessidade de altura operacional e de armazenagem de caixas.
Cross Docking é o nome dado a um tipo de sistema de distribuição que funciona assim: quando alguém compra determinado produto no seu site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.
A estrutura porta-paletes é considerada um meio rápido de organizar as mercadorias no estoque. Por meio dele, os produtos são colocados dentro de uma caixa, uma estrutura semelhante a um tablado com medidas específicas. Esses são montados por encaixe, sem a utilização de parafusos.
Os porta paletes deslizantes são uma estante de paletização móvel utilizada como solução de armazenagem motorizada cujas bases se movem, uma por uma, lateralmente sobre trilhos fixados ao solo.
O sistema consiste em empilhar as cargas em alturas razoáveis, sempre evitando o esmagamento do produto. Esse tipo de estocagem é bastante utilizado no armazenamento de alimentos, bebidas, papelaria entre outros. O empilhamento é muito utilizado por ser um esquema de armazenagem barato e de fácil utilização.
Armazenamento: as caixas de papelão ondulado devem ser armazenadas em locais secos e arejados, sobre paletes e a uma distância mínima de um metro das paredes. Reduzindo a absorção de umidade.
"Merge in Transit" consiste na coordenação dos fluxos de componentes, gerenciando o respectivo lead time de produção e transporte, para que estes sejam consolidados em instalações próximas aos mercados consumidores, no momento de sua necessidade, sem implicar em estoques intermediários, exigindo, portanto uma ...
O transit point é uma estratégia de distribuição que permite o atendimento de diferentes clientes através de um armazém avançado, onde é feita a consolidação dos materiais de um fornecedor e envio para os destinos locais.
Cross Docking (“cruzamento de docas”) é um sistema que visa eliminar ou reduzir ao máximo a etapa de estocagem. O objetivo é o produto permanecer em movimento, desde a sua saída da fábrica até o cliente final.