O puerpério possui três fases e este período envolve transformações características como:
Alguns consideram o período de 45 a 60 dias pós-parto, pois acredita-se que nesta fase todos os órgãos (exceto as mamas) já retornaram às condições prévias, independentemente da amamentação.
O que é puerpério imediato? O puerpério imediato marca do 1° ao 10° dia pós-parto e tem início logo após a expulsão da placenta. Na primeira hora, o útero continua contraindo e os sinais vitais estabilizam.
Ao final, o chamado puerpério remoto é o período que se estende até a mulher retomar o ciclo normal das funções reprodutivas. A fase pode ser difícil e delicada, porque ela tem que lidar com as alterações, e ao mesmo tempo, com as obrigações para com o recém-nascido.
6 dicas para vivenciar o puerpério da melhor maneira possível
O atendimento nesse período é importante para:
Puerpério tardio: vai do 10o dia até o 45o dia....
avaliar a amamentação e o sangramento vaginal; observar a cicatrização e retirar pontos, se necessário; examinar o bebê, vacinar e realizar o teste do pezinho; discutir se deseja ou não uma nova gravidez e sobre os métodos anticoncepcionais.
A visita puerperal tem como objetivos avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido e sua interação; orientar a puérpera e a família sobre a amamentação e cuidados básicos com o RN; esclarecer sobre o planejamento familiar e identificar situações de riscos ou possíveis problemas, para que se possam adotar ...
Atenção à mulher e ao recém-nascido na primeira semana após o parto, com realização das ações da “Primeira Semana de Saúde Integral” e da consulta puerperal, até o 42º dia pós-parto.
A respeito da importância da visita domiciliar puerperal, o Ministério da Saúde destaca que, a visita domiciliar à puérpera e ao recém-nascido deve acon- tecer na primeira semana após o parto, uma vez que, situações de morbidade e mortalidade materna e neo- natal, em boa parte, acontecem logo neste período(14).
A duração média da loquiação é de 4 semanas, e ela pode ter volume total entre 200 e 500 ml. É importante ressaltar que estes sangramentos não devem ser confundidos com a menstruação. Esta tem origem no endométrio, que reveste o útero, enquanto a loquiação vem principalmente do local onde a placenta estava implantada.