A oralidade e a escrita são duas formas de variação linguística, onde a oralidade é geralmente marcada pela linguagem coloquial (ou informal), enquanto a escrita, em grande parte, está associada à linguagem culta (ou formal).
A linguagem oral é um dos aspectos fundamentais de nossa vida, pois é por meio dela que nos socializamos, construímos conhecimentos, organizamos nossos pen- samentos e experiências, ingressamos no mundo. Assim, ela amplia nossas possibili- dades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
É o que, vulgarmente, se chama de "o português correto". A variedade não-padrão, ou seja, coloquial/informal da língua portuguesa consiste no seu emprego alterado em relação ao que se diz nas suas normas gramaticais. ... É o que, equivocadamente, se chama de "o português errado".
Variedades sociais : compreendem todas as modificações da linguagem produzidas pelo ambiente em que se desenvolve o falante. Neste âmbito, interessa sobretudo o estudo dos socioletos, os quais se devem a fatores como classe social, educação, profissão, idade, procedência étnica, etc..
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
Significado de Variedade substantivo feminino Qualidade de vário ou variado; multiplicidade. Característica do que apresenta diferenças: variedade de gostos.
Não se pode confundir cultivar com variedade. Esta deve ser entendida como uma espécie de planta dentro de uma população de outras plantas da mesma espécie que apresenta diferenças fenotípicas de ocorrência natural (JENKS, 2010, s/p).
A variedade linguística empregada nas reportagens costuma ser a variedade padrão, ou norma culta. Isso acontece porque uma reportagem de jornal ou revista deve ser lida pelo máximo de pessoas possíveis. Então, a linguagem usada deve ser compreendida por todos, independente da condição social ou regional.
A diversidade se difere da variedade pelo simples fato de que ambos mostram padrões de diferenças mas a diversidade diferencia o modo com quem as coisas podem existir, como pessoas podem se vestir e como ambientes podem ser diferentes, já a variedade é usada para quantificar os mais variados tipos de produtos ou ...
Variedades é o plural de variedade. O mesmo que: diversidades, inconstâncias, instabilidades, multiplicidades, subespécies, variações, variantes.