Quais so os tipos de motores de induço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Existem dois tipos de motores de indução (assíncronos) trifásicos: Motor de indução trifásico, rotor tipo bobinado (motor de anéis):
Quais os tipos de rotores usuais nos motores de indução?
O rotor do motor de indução é um cilindro laminado, com ranhuras na superfície. Os enrolamentos colocados nessas ranhuras podem ser de dois tipos: O tipo rotor de gaiola e rotor bobinado (ou rotor enrolado).
Quais são os tipos de rotores de motores de indução trifásicos?
O enrolamento do rotor pode ser bobinado ou do tipo gaiola de esquilo. Quando o enrolamento do rotor é do tipo bobinado, ele possui um enrolamento trifásico fechado internamente em estrela. No rotor gaiola de esquilo, os condutores de cobre ou alumínio têm formas de barras e estão curto-circuitados por anéis contínuos.
Qual a diferença de motor de indução?
O motor indução é um motor mais silencioso e mais durável. Entretanto, é mais pesado e mais caro. ... O motor universal, também conhecido como motor de escova, é comumente usado para máquinas de uso ocasional, pois além de ser mais leve também é mais barato, deixando os preços dos produtos mais acessíveis.
Quais os tipos de rotores dos motores de indução trifásicos?
Existem dois tipos de máquina de indução: Motor de indução trifásico, rotor curto-circuitado (tipo gaiola de esquilo) : No qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.
Quais os tipos de motores trifásicos?
O princípio de funcionamento é o mesmo em todos os casos, isto é, o de um campo magnético girante que provoca a rotação do rotor da máquina. Os motores CA são classificados geralmente em dois tipos principais: (1) motores de indução e (2) motores síncronos.
Qual é o maior problema no motor de indução?
O grande problema para os motores é a quebra/perda do isolamento no enrolamento do motor. Devido ao fato de transientes de tensão possuírem causas diversas e nem sempre serem um fenômeno recorrente, é difícil encontrar a causa.