Segundo Ivan Jacobson , podemos dizer que um caso de uso é um "documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo". – Uma loja de CDs possui discos para venda. Um cliente pode comprar uma quantidade ilimitada de discos para isto ele deve se dirigir à loja.
Os casos de uso são interações entre os atores e o sistema . Temos então ações do ator e ações do sistema. Sendo que os atores sempre iniciam a ação....Geralmente descreve atores usando :
Include vem do verbo includir.
Caso de uso é uma técnica de especificação que descreve uma seqüência de ações que o sistema deve realizar para produzir uma resposta para um ator. ... O caso de uso detalha o que um sistema deve fazer, descrevendo como uma determinada funcionalidade é utilizada por um ator.
Documento de Requisitos
É muito comum os analistas de sistemas generalizarem muitos cenários como fluxos alternativos, considerando que, se uma determinada situação é prevista pelo negócio, então deve ser tratado como regra, nunca na exceção. Fluxo Alternativo deve ser relacionado à alternativa, literalmente.
O Fluxo Principal, culturalmente também é chamado de Caminho Feliz, Fluxo Básico, Fluxo Ótimo, ou Fluxo de Sucesso. O Fluxo Principal é a maneira “default” que o ator utilizará a funcionalidade, ou seja, é o que ele tentará fazer primariamente sempre que utilizar a funcionalidade.
Fluxos alternativos são fluxos que podem ser executados numa funcionalidade a partir da escolha do usuário, e não a partir de erros ou exceções do sistema.
Um caso de uso define uma seqüência de ações executadas pelo sistema que geram um resultado de valor observável para um ator em particular. ... Uma ação pode implicar na transmissão de sinais para o ator invocador ou para outros atores.
O que é UML? A Unified Modeling Language, ou Linguagem Unificada de Modelagem, é, como o nome indica, uma linguagem de notação utilizada para modelar e documentar as diversas fases do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
Um sistema (do grego σύστημα systēma, através do latim systēma), é um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração, direito.
Um ator representa um conjunto coerente de papéis que os usuários de casos de uso desempenham quanto interagem com esses casos de uso. Tipicamente, um ator representa um papel que um ser humano, um dispositivo de hardware ou até outro sistema desempenha com o sistema.
Na prática, os requisitos inversos são o oposto dos requisitos funcionais. Além dessa definição, os requisitos inversos também dizem respeito ao que o software não deve realizar fora de seus limites de escopo, tecnicamente conhecidos como “fronteira”.
Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um ator (humano, dispositivo ou outro software) e o sistema. Um caso de uso é uma unidade de um trabalho significante. Por exemplo: o "login para o sistema", "registrar no sistema" e "criar pedidos" são todos casos de uso.
O diagrama de atividades, como citado, tem como objetivo principal a especificação do comportamento do software, do ponto de vista funcional, ou seja, das suas funcionalidades. É muito semelhante a um fluxograma, uma ferramenta utilizada há muitas décadas, principalmente na administração.
Os principais diagramas UML são:
Uma classe associativa tem propriedades de associação e a associação correspondente tem propriedades de classe. Neste exemplo, considerando-se que um Funcionário pode atuar em vários Departamentos de uma empresa, criou-se a classe associativa Trabalha, que pode ter atributos próprios (horário de trabalho).
substantivo masculino Delineação; modo de representação feito através de gráficos, de esquemas, de linhas, de pontos: diagrama elétrico. Esboço; demonstração dos aspectos gerais de alguma coisa: diagrama do televisor. Cinema e televisão.
o Diagrama do corpo humano serve para você saber onde estão localizadas as partes do corpo humano, orgãos, ossos.. pode ser encontrado em escolas, faculdades, laboratórios.
Elaboração de “diagramas” como técnica de interpretação, construção e descrição de conteúdos. Diagramas são representações gráficas simplificadas de idéias, informações, conceitos e argumentos. Os diagramas podem ser utilizados como instrumentos de interpretação, construção e descrição de conteúdos.