a) Delimitação do tema, metodologia quantitativa e qualitativa. Método crítico, fenomenológico, entre outros. ...
Diferentemente do delineamento inteiramente casualizado (DIC), no delineamento em blocos casualizados (DBC), a parcela experimental é dividida em grupos homogêneos, cada grupo constituindo uma repetição. No caso de os blocos serem completos, em cada bloco ou repetição deve conter uma vez cada tratamento.
O risco é usualmente avaliado em estudos epidemiológicos através da incidência cumulativa. Existem algumas medidas de associação que foram desenvolvidas com o objetivo de avaliar a relação entre o fator de risco e o desfecho2,3. Entre essas medidas salientamos o risco relativo (RR) e o odds ratio (OR).
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
O estudo de corte é aquele que acompanha um grande grupo de pessoas e avalia, por exemplo, os efeitos sobre a saúde dos fatores de risco a que estão expostos. ... Um estudo de corte é realizado, por exemplo, a fim de conhecer as causas de uma doença e estabelecer a relação entre fatores de risco e desfechos de saúde.
Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.
Grupo de pessoas, usado em estudos ou em investigação, que possuem características em comum, como a idade, a classe social, a condição médica, etc. (ex.: análise da coorte).