Os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada disciplina. Os PCNs servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que podem adaptá-los às peculiaridades locais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei.
[O objetivo da Educação Física] em primeiro lugar é proporcionar ao aluno a descoberta do seu próprio corpo, o aluno precisa participar de atividades corporais para que ele se conheça; também buscamos a interação social, o respeito ao próximo, o desenvolvimento da cidadania e a incorporação da Educação Física como ...
O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo.
A Educação Física Escolar tem como um de seus objetivos principais proporcionar ao aluno conhecimento do seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e á saúde coletiva (PCN, Educação Física, 1997).
A Educação Física como integrante da escolarização básica, na qual o Ensino Médio encontra-se inserido, aparece contemplada na atual estrutura curricular da Educação brasileira, na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
1-Conhecimento sobre o corpo, 2-Esporte, 3-Jogos, 4-Lutas, 5-Ginástica, 6-Dança.
No PCN existem três blocos de conteúdos a serem seguidos durante todo o Ensino Fundamental, sendo eles: Conhecimentos sobre o corpo; Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas. ... Jogos que permitam que a criança vivencie uma série de movimentos dentro de certas delimitações.
Aulas diversificadas contribuem para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos, como: a socialização, o desenvolvimento motor e a autonomia. São importantes também as aulas teóricas, passar para os alunos o conhecimento histórico e cultural dos esportes.
Após a utilização da técnica de análise de conteúdo, os resultados demonstraram que ao final do ensino médio, na escola estudada, a educação física auxilia na construção identitária dos/as alunos/as que representam o masculino como superior, naturalizando a sua maior participação e desempenho nas aulas da disciplina.
A Educação Física como componente curricular a ser trabalhado na escola, tem um papel importante nesse processo de cidadania, pois busca trabalhar com as práticas corporais, Page 2 2 sejam os esportes, as atividades físicas, do lazer os conhecimentos pertinentes, mas também os valores (DARIDO, 2005).
A principal proposta para a Educação Física é ter a cidadania como um alicerce, ou seja, ela deve formar cidadãos que desenvolvam valores como dignidade, respeito mútuo e solidariedade ao participar de atividades físicas; ... Exigir e organizar espaços adequados para promover atividades físicas e de lazer.
A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine.
De acordo com Selbach (2010) a Educação Física na luta pela construção dessa identidade cidadã vem desenvolvendo várias estratégias para o crescimento da criticidade do aluno. Assim, sua participação vem funcionando como agente criador do novo elemento para as aulas.
TRABALHANDO IDENTIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA