No caso do processo de enlatamento, o branqueamento cumpre vários objetivos importantes que são a remoção dos gases dos tecidos, melhorando o vácuo no enlatamento, o amolecimento prévio dos tecidos, facilitando o enlatamento e a lavagem e aquecimento dos tecidos, ajudando na inativação de enzimas, que neste caso é de ...
Branqueamento é um processo de conservação de alimentos, na qual consiste na imersão do alimento em água fervente, ocorrendo o cozimento por um curto período, e em seguida esfriados imediatamente em um recipiente com água gelada. Usa-se principalmente para carne, hortaliças ou frutas que se pretendem congelar.
Já os alimentos mais "duros" como batatas, abóbora, beterraba, nabo, cenoura, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas levam de 2 a 3 minutos na água fervente. O truque é retirar os vegetais da água ainda firmes e quando eles estiverem com a sua cor bem intensificada.
As batatas congeladas não são feitas com ingredientes naturais. Mito. Mesmo existindo opções em formatos moldados, como Smiles e Emoticons, o produto é feito da própria batata, que é apenas manipulada para ganhar novas formas ou cortes, aproveitando todas as partes do tubérculo no processo de fabricação.
Retire as batatas da água, e enxugue-as uma a uma. Congele em aberto. Depois de congeladas, coloques-as em sacos próprios para congelamento, bem fechados, e volte ao congelador. Frite as batatas ainda congeladas, em óleo bem quente até ficarem douradas.
Para retirar o excesso de amido, é preciso deixar as batatas cortadas de molho na água por cerca de 5 minutos ou mais. Troque a água três vezes, para se livrar do amido que fica decantado no fundo da vasilha, e espere pelo menos cinco minutos antes da próxima troca. Por fim, seque as batatas com um pano limpo.
Ao cozinhar, o amido na batata absorve o fluido e se dilata, fazendo sua polpa ficar farinhenta e macia, a qual estava dura e crocante. Se desejar reduzir a quantidade de amido nelas, por questões de saúde ou por achar que cozinham melhor com menos amido, é possível usar água fria para eliminar um pouco dele.
Quando o óleo já estiver bem quente, retire uma xícara de chá do óleo e misture com o amido, dissolvendo bem e com cuidado para não se queimar. Despeje essa mistura com o óleo da panela e frite as batatas em seguida. Escorra em papel absorvente e coloque o sal. As batatas ficam crocantes e sequinhas!
Para que fique sequinha, é essencial um pré-preparo para diminuir a umidade da batata. É indicado, por exemplo, colocá-la ainda com casca no micro-ondas por 8 minutos antes de cortar e fritar. A "crocância" estará garantida justamente pela desidratação de sua camada superficial.
O motivo é que o vapor de água produzido dentro da batata enquanto ela cozinha se comporta de maneira diferente dependendo da força da gravidade: a uma gravidade como a de Júpiter, a água escoa em porções menores que aceleram a transferência de calor do óleo para a batata, contribuindo para uma casca perfeitamente ...
Um saquinho de papel com uma leve dobra é uma alternativa melhor. No laboratório, engenheiros de alimentos reproduzem os males da entrega, embalando as batatas fritas em saquinhos brancos de papel ao lado de milk-shakes gelados e hambúrgueres úmidos.
três dias
dois meses
Aperte delicadamente a batata. Se estiver firme, está boa para comer. Se estiver um pouco macia ao toque, ainda está boa, mas você deve comê-la em breve. Se estiver macia e mole, ela estragou e deve ser descartada.
Se as batatas já foram cozidas você poderá guardá-las na geladeira por 3 dias em recipiente fechado.
Ao cozinhar batatas em excesso, você não pode guardá-las por mais de dois dias, pois elas podem estragar na geladeira. As batatas quando cozidas tendem a ficar escuras, passando a apresentar uma cor cinzenta, que é capaz de tirar o apetite de qualquer pessoa ao olhá-la.
Como Armazenar:
Todos os tipos de purês podem ser congelados. As batatas, por exemplo, quando cozidas, inteiras ou em pedaços não conservam a mesma textura após o congelamento. Porém, como purês, as batatas congeladas ficam perfeitas. ... Misture bem os ingredientes e esfrie o purê em recipiente com água gelada.
Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.
Instruções
Sobre a bancada, abra um pano de prato limpo e coloque as batatas. Escorra bem a água da cenoura e da vagem e junte às batatas. Seque bem o legumes com o pano - quanto mais sequinhos menor a formação de cristais de gelo na hora de congelar.
O procedimento é bem simples, vejamos:
Para descongelar os legumes e vegetais devem cozinhá-los ainda gelados com um pouco de água. Cozinhe os vegetais branqueados menos tempo que os vegetais frescos e coloque sal no início do cozimento. Pode também descongelar em panela de pressão com 2 minutos de fervura.
Raízes frescas conservam-se por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico. A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada.
A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses. Podem ficar no freezer por até três meses. Entre quatro e seis meses.
Como armazenar Se for por poucos dias, fora da geladeira, em local fresco e seco. Se precisar de mais tempo, guardena gaveta da geladeira em saco plástico bem fechado.
Para conservar, deixo a mandioca descascada em uma vasilha aberta com água na geladeira até por uma semana, ela não fica preta e nem perde o sabor. Esse processo pode ser feito com a mandioquinha, é só lava-la bem em água corrente tirando toda terra, não é preciso raspa-la.