Um fluxograma de processo de produção (PFD, em inglês) é um tipo de fluxograma que ilustra as relações entre componentes principais em uma fábrica industrial. É mais frequentemente usado na engenharia química e engenharia de processos, embora seus conceitos são, por vezes, aplicados a outros processos.
Criar um fluxograma
O fluxograma de produção é uma forma de gestão e organização de todas as fases da produção a fim de torná-las mais eficazes. O objetivo é estabelecer uma organização através da classificação das etapas, evitando processos dispersos que causam atrasos e prejuízos.
Fluxograma nada mais é do que uma maneira de representar um processo por meio de um desenho. Ou seja, é uma forma simples e fácil de identificar o fluxo com que as atividades acontecem, nele cada passo de um processo é representado por um único símbolo que possui uma resumida descrição.
Macro-Fluxo é uma visão geral do SGQ ou melhor, da Organização, porém sem o detalhamento de cada processo. Este tipo de fluxograma mostra apenas as relações existentes entre os processos. É o que chamo de ver a floresta, mas não as árvores.
Distribua hierarquias de departamentos
O passo a passo para montar um organograma para sua empresa
Para preparar um organograma vertical, inicialmente é preciso mapear todos os cargos da empresa, da principal liderança até as posições mais operacionais. Em seguida, é preciso organizá-los de acordo com a sua posição hierárquica. Nos quadros localizados nas linhas mais ao alto, posicionam-se os cargos principais.
7 tipos de organograma de uma empresa