Tipos de exercícios de cardio
Quais são os principais treinos de cardio?
"Cárdio ou treinamento cardiovascular pode ser definido como todo exercício físico que aumenta a frequência cardíaca. O principal objetivo desse tipo de treino é adquirir resistência física através do fortalecimento do sistema cardiovascular", explica Lucas da Costa Gomes, professor da Smart Fit.
O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em maior resistência e diminuição do cansaço.
Sendo assim o exercício cardio é um bom meio para controle de doenças como a hipertensão e diabetes – por haver melhora no perfil lipídico e redução do colesterol ruim além da reduçãoda pressão arterial em repouso devido à melhora das funções dos vasos sanguíneos e coração.
O cardio em jejum é a uma forma de praticar exercícios aeróbicos antes de se alimentar pela manhã. Com o estômago vazio, o organismo apresenta índices baixos de glicose e glicogênio, o que favorece a queima de gordura.
O exercício aeróbico em jejum se baseia no fato de que no jejum o corpo utiliza todo o estoque de glicose para manter as funções do organismo, sendo assim mais fácil para o corpo utilizar os estoques de gordura para gerar energia para a atividade física logo pela manhã.
Com o intuito de transformar o corpo ou para tentar acelerar a perda de gordura, muitas pessoas optam pelo cardio em jejum. A regra é simples: acordar cedo e praticar atividade física sem comer nada.
Segundo alguns estudos, fazer atividades físicas no fim da tarde (por volta de 17h ou 18h) é mais eficaz e os benefícios são muitos. Para começar, neste horário a temperatura corporal está mais elevada, o que permite um gasto calórico maior.
Três alimentos para reabastecer após uma sessão de cardio Entres os alimentos mais adequados para a refeição pós-treino está o ovo, o abacate e os vegetais de folhas verdes. Os ovos são considerados uma fonte de proteína completa, excelente para a recuperação muscular.
Um dos principais benefícios do aeróbico em jejum é a queima calórica. Além disso, também ocorre um aumento da massa muscular, pois há um estímulo na produção do hormônio GH, responsável pelo crescimento.
A grande maioria dos nutrólogos e profissionais da área esportiva defendem que o aeróbio em jejum funciona para emagrecer, pois qualquer exercício aeróbio ou restrição calórica funciona para o emagrecimento. Em jejum o exercício queima mais gordura, mas só um pouco mais, ou seja, não faz muita diferença.
Exercícios que mais queimam calorias
9 Maneiras de Aumentar o Metabolismo
Isso acontece porque é a própria massa muscular da pessoa que mantém a maior parte do gasto de calorias durante o exercício. E ocorre também no repouso, o que chamamos de taxa metabólica basal.
Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.