Em geral, as reações adversas da levotiroxina estão associadas a uma dosagem excessiva e correspondem aos sintomas do hipertireoidismo (produção excessiva de hormônio pela glândula tireoide).
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a levotiroxina sódica são palpitações, insônia, nervosismo, dor de cabeça e, com o avançar do tratamento e hipertireoidismo.
Ao subscrever, concorda com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies, bem como os Termos e Condições de Utilização do INDICE® e compreende que pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento.
Se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente biotina, deve informar o seu médico e/ou o pessoal do laboratório quando for realizar testes laboratoriais para monitorizar os seus níveis de hormona da tiroide. A biotina pode afetar os resultados dos seus testes laboratoriais (ver " Advertências e precauções").
Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.
O seu médico determinará a sua dose individual com base em testes laboratoriais de diagnóstico e pelo exame clínico. Regra geral, o tratamento deve iniciar-se com uma dose baixa, a qual deve ser aumentada gradualmente cada 2 a 4 semanas, até que seja alcançada a sua dose individual adequada. Durante as semanas iniciais de tratamento deverá realizar análises laboratoriais para se poder ajustar a dose.
A superdose com levotiroxina requer um acompanhamento por um período mais extenso, uma vez que os sintomas podem ser prorrogados por até 6 dias, devido à conversão periférica gradual da levotiroxina em tri-iodotironina.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Última atualização: 13 de Junho de 2023
A duração do tratamento pode variar, dependendo da doença que esteja a ser tratada com o Eutirox. Por conseguinte, o seu médico explicar-lhe-á por quanto tempo deverá tomar o medicamento. A maioria dos doentes tem de tomar Eutirox para o resto da vida.
Atenção: este produto é um medicamento que possui nova concentração no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, notifique os eventos adversos pelo Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos - VigMed, disponível em http://portal.anvisa.gov.br/vigimed, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Os comprimidos de Euthyrox® devem ser ingeridos com estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã ou ingestão de alimento), a fim de aumentar sua absorção. Para as crianças com dificuldades de ingerir os comprimidos, estes devem ser triturados e dissolvidos em pequena quantidade de água.
É necessário monitorar os pacientes recebendo administração concomitante de levotiroxina e medicamentos que podem afetar a função da tireoide (tais como amiodarona e inibidores da tirosina quinase, salicilatos e furosemida em altas doses).
- se estiver na menopausa ou pós-menopausa; o seu médico pode ter de verificar regularmente a função tiroideia devido ao risco de osteoporose.
Se sentir algum destes efeitos, consulte o seu médico. O seu médico pode decidir interromper o tratamento por alguns dias ou reduzir a dose diária até os efeitos indesejáveis terem desaparecido.
Muito comum: palpitações (percepção dos batimentos do coração); Comum: taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco); Frequência desconhecida: arritmias cardíacas (descompasso dos batimentos do coração) e dor de angina (dor no peito).
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar algum dos seguintes medicamentos, pois Eutirox pode influenciar o seu efeito:
Consulta Remédios, através da sua plataforma própria, é a agência autorizada das seguintes farmácias e drogarias, devidamente autorizadas pela Anvisa e órgãos competentes, à saber: 65.837.916/0031-61, 08.011.373/0001-70, para visualizar todas as farmácias, clique aqui.
LEVOTIROXINA SÓDICA 100MCG 30 COMPRIMIDOS (MERCK) GENÉRICO PURAN T4.
doses em termos de levotiroxina sódica. pela manhã, em jejum, 30 minutos a uma hora antes do café da manhã. hipotireoidismo leve: iniciar com 50 mcg, em dose única diária; a cada 2 a 3 semanas, aumentar 25 a 50 mcg até a resposta clínica desejada.
Efeitos de outros medicamentos sobre PURAN T4: Medicamentos indutores enzimáticos (aumentam a ação das enzimas e sua liberação) (ex: rifampicina, carbamazepina ou fenitoína, barbitúricos): aumento no metabolismo tireoidiano resultando em redução das concentrações no sangue dos hormônios tireoidianos.
Este remédio tem na sua composição levotiroxina sódica, que é um hormônio normalmente produzido pelo organismo, pela glândula tireoide, e que age suprindo a deficiência desse hormônio no organismo.
O Puran T4(levotiroxina) pode ficar em média de 5 a 7 dias no organismo. Isso dependerá de diversos fatores como a presença de doenças da tireóide(hiper ou hipotireoidismo), uso concomitante de medicamentos, alimentação e a depuração da droga pelo organismo.
A levotiroxina (o hormônio T4 em cápsulas) deve ser ingerida de estômago vazio ou pelo menos duas horas após a última refeição. Ainda é recomendado aguardar de 30 a 60 minutos para ingerir algum alimento após tomar o remédio.