Quais So Os Efeitos Colaterais Da Nimesulida?

Quais so os efeitos colaterais da nimesulida

A nimesulida é um anti-inflamatório não esteróide, analgésico e antipirético, que serve para aliviar vários tipos de inflamações, febre ou dores, como dor de garganta, dor de cabeça ou cólicas menstruais.

Advertências e Precauções

Este remédio pode ser comprado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, cápsula, gotas, granulado, supositório ou pomada, com o nome comercial Nisulid, na forma de genérico (nimesulida) ou com os nomes similares Cimelide, Maxsulid, Nimesilam ou Nortlid, por exemplo.

O padrão farmacocinético de Nimesulida 100 mg administrado por via retal em diferentes momentos antes de passar por uma pequena cirurgia foi estudado em 45 crianças. A absorção da Nimesulida foi relativamente rápida, um pico de concentração plasmática de 75 mg/L, sendo alcançado 3 h após a administração, e a semi-vida foi de 3,15 h. A eficácia e a tolerabilidade da Nimesulida supositórios foram avaliados em um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por um grupo recebendo dipirona, o qual avaliou 50 crianças que tiveram dor moderada a grave no pós-operatório. Os medicamentos foram administrados 1-3 vezes ao dia, conforme necessário, 26 pacientes receberam Nimesulida e 24 de dipirona. Houve redução consistente da dor durante a terapia com Nimesulida no período médio de 2,5 dias, com um consumo médio de 3,5 supositórios. A eficácia de ambos os medicamentos foi considerada pelos médicos boa ou muito boa em 70% dos casos e não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos de tratamento na dosagem necessária ou o em relação ao alívio da dor. Tolerabilidade de ambos os medicamentos foi excelente.

Não. O importante é que ele seja ingerido na forma como indicado pelos profissionais das áreas da saúde (médico, farmacêutico ou dentista), o que deverá corresponder ao melhor esquema para o paciente, evitando que se tenha que acordar à noite para medicar-se.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Nimesulida com outros remédios?

<div class=

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Nimesulida com outros remédios?" title="
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Nimesulida com outros remédios?" />

A administração concomitante com drogas hepatotóxicas conhecidas e abuso de álcool, devem ser evitados durante o tratamento com Nimesulida, uma vez que podem aumentar o risco de reações hepáticas.

Importante saber que, no Brasil, jamais houve relato desse efeito adverso. Por isso, a farmacêutica Gracinda Maria D'Almeida e Oliveira, professora da PUC-PR, garante que esse risco só existe se houver uso abusivo do fármaco: "Quando se ultrapassam as doses terapêuticas, aumentam as chances de se ter uma reação grave", afirma.

Efeitos Colaterais

Para idosos, as doses devem ser cuidadosamente estabelecidas pelo médico ou dentista, dados os riscos de toxicidade renal e hepática. Como esse grupo geralmente utiliza remédios de uso contínuo (polifarmácia), é preciso estar atento também às interações medicamentosas. De modo geral, o uso prolongado não é indicado.

Os dados pré-clínicos revelam que não há riscos especiais para humanos baseados nos estudos convencionais de segurança farmacológica, toxicidade de dose múltipla, genotoxicidade e potencial carcinogênico.

Recomenda-se que Nimesulida, assim como todos os anti-inflamatórios não esteroidais, seja utilizado na sua menor dose efetiva possível e pelo menor período de tempo adequado ao tratamento planejado.

Superdosagem

Superdosagem

Durante o tratamento com Nimesulida, os pacientes devem evitar usar outros anti-inflamatórios não esteroidais, pois há risco de somação de efeitos, incluindo efeitos adversos.

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Última atualização: 05 de Setembro de 2023

Nimesulida deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, portadores de afecções do trato gastrintestinal superior e pacientes em tratamento com anticoagulantes e outros fármacos inibidores de agregação plaquetária. Desta forma, Nimesulida deve ser usado com cuidado em pacientes com distúrbios de coagulação (por exemplo, hemofílicos) e em pacientes sob terapia com anticoagulantes.

O que é nimesulida?

Visto que com outros anti-inflamatórios não-esteroidais tópicos pode ocorrer sensação de queimação e excepcionalmente fotodermatite, deve-se prestar uma atenção especial após o tratamento com Nimesulida também. Os doentes devem ser orientados a evitar exposição direta à luz solar de modo a reduzir o risco de fotossensibilidade.

É importante respeitar as dosagens indicadas pelo fabricante, médico, farmacêutico ou dentista e sempre iniciar o uso de todo medicamento a partir das menores dosagens disponíveis, deixando as maiores para situações mais graves.

A estrutura química da Nimesulida (4-nitro-2-fenoximetanosulfonanilida) sugere um mecanismo do tipo scavenger, através do qual o fármaco neutraliza a formação de radicais livres de oxigênio produzidos em nível de cascata do ácido araquidônico e liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório por diversos tipos de células (granulócitos, neutrófilos e macrófagos).

Quanto tempo demora para fazer efeito no organismo?

A Nimesulida deverá ser utilizada com precaução em pacientes com distúrbios gastrintestinais, incluindo histórico de úlcera péptica, de hemorragia gastrintestinal, colite ulcerativa ou doença de Crohn.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmCadastro.asp ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Produtos com Nimesulida

O tempo médio estimado para início da ação terapêutica após a administração de Nimesulida é de 15 minutos para alívio da dor. A resposta inicial para a febre acontece cerca de 1 a 2 horas após o uso do medicamento e dura aproximadamente 6 horas.

A dose mais recomendada corresponde a 100 mg, ou seja, um comprimido a ser tomado duas vezes ao dia. Para isso, o paciente deve dissolver o medicamento em 100 mL de água, misturar com auxílio de uma colher e tomar. Se necessário, é permitido adicionar um pouco de água no copo, mexer com a colher e tomar em seguida. O comprimido dispersível também pode ser ingerido inteiro, sem dissolvê-lo antes.

Alterações dos parâmetros hepáticos (transaminases), geralmente transitórias e reversíveis; casos isolados de hepatite aguda, falência hepática fulminante (algumas fatalidades foram relatadas), icterícia e colestase;

Fontes consultadas

<div class=

Fontes consultadas" title="
Fontes consultadas" />

Nenhuma diferença estatística significante tem sido encontrada entre estes números e aqueles vistos após a administração de 100 mg duas vezes ao dia por 7 dias. Mais de 97,5% se ligam a proteínas plasmáticas.

Referências: Ministério da Saúde; Farmanguinhos - FIOCRUZ (Instituto de Tecnologia em Fármacos); OMS (Organização Mundial da Saúde); ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); LiverTox: Clinical and Research Information on Drug-induced liver injury. Nimesulide. Bethesda (MD). NIDDK (National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases). 2016; Kwon J, Kim S, Yoo H, Lee E. Nimesulide-induced hepatotoxicity: A systematic review and meta-analysis. PLoS One. 2019; Mattia C, Ciarcia S, Muhindo A, Coluzzi F. Nimesulide: 25 years late]. Minerva Med. 2010.

Pode tomar nimesulida antes de dormir?

Prefira consumir a nimesulida logo após as refeições e nunca antes de dormir para evitar desconforto gástrico, efeito comum desse tipo de fármaco.

Qual horário para tomar nimesulida?

Uma cápsula via oral de Nimesulida uma vez ao dia, preferencialmente após a refeição. No tratamento de pacientes idosos, as doses deverão ser cuidadosamente estabelecidas, podendo ser reduzidas.

Qual anti-inflamatório que não altera a pressão?

Todos os anti-inflamatórios podem causar elevação da pressão em pacientes pre-dispostos ou que já tem hipertensão arterial diagnosticada. O anti-inflamatório que tem menor interação na pressão arterial é o NAPROXENO.

Quais medicamentos fazem a pressão subir?

Os mais comuns são: anti-inflamatórios não-esteroidais (AINE) ou não-hormonais, corticoides, descongestionantes nasais, hormônios utilizados na terapêutica de reposição hormonal e suplementos que contenham efedrina. As drogas ilícitas também podem elevar os níveis de pressão arterial.

Qual a forma correta de tomar nimesulida?

Comprimido: A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.