Quais So Os Benefcios Das Plantas Alimentcias No-convencionais?

Quais so os benefcios das plantas alimentcias No-convencionais

As PANCs (plantas alimentícias não convencionais) são frutas, flores, sementes e vegetais pouco conhecidos da alimentação do dia-a-dia, que são produzidos em pequenas quantidades e que, por isso, dificilmente são encontradas em supermercados para comprar.

PASCUAL, Bernardo; MAROTO, J. Vicente; LÓPEZ-GALARZA, Salvador; CASTELL-ZEISING, Vicente. El cultivo de la chufa (Cyperus esculentus L. var. sativus Boeck). Estudios realizados. Generalitat Valenciana. Cons. de Agricultura, Pesca y Alimentación. Serie Div. tècnica.València. 1997. 95 p.

Palavras-chave

Lavar bem a taioba e rasgar as folhas em pedacinhos. Em uma panela, aquecer o azeite e adicionar o alho para refogar. Acrescentar a taioba e o sal e refogar por 5 minutos ou até que a taioba esteja macia. Apagar o fogo e reservar. Fazer um molho com a cebola, o suco de limão e a cebolinha picada. Derramar o molho sobre a taioba e servir.

MELO, Raphael A.C.; BOTREL, Neide; MADEIRA, Nuno R.; AMARO, Geovane B.; AZEVEDO, Uilas S. Avaliação de acessos de fisális sob duas formas de condução de plantas em sistema agroecológico. Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 30 p., 2016. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento n. 140).

SIGNATÁRIO

SIGNATÁRIO

BUCK, Daniel, GETZ, Christina; GUTHMAN, Julie. From farm to table: the organic vegetable commodity chain of Northern California. Sociologia Ruralis, v. 37, n. 1, p. 3-20, 1997.

Em um liquidificador, colocar a água e adicionar os araçás aos poucos. Bater tudo até ficar bem homogêneo. Coar a bebida e adicionar o mel e as pedras de gelo, batendo no liquidificador novamente e servir.

Receitas saudáveis com PANCs

MADEIRA, Nuno R.; BOTREL, Neide. Contextualizando e resgatando a produção e o consumo das hortaliças tradicionais da biodiversidade brasileira. Revista Brasileira de Nutrição Funcional, v. 43, n. 78, p. 27-33, 2019.

Como usar: a bertalha tem um sabor parecido com o do espinafre, mas é um pouco mais suave e pode ser usada de diversas formas, como cozida no vapor, em sopas, refogada, crua em saladas e em omeletes.

MADEIRA, Nuno R.; AMARO, Geovani B.; MELO, Raphael. A. de C.; BOTREL, Neide; ROCHINSKI, Elcio. Cultivo de ora-pro-nóbis (Pereskia) em plantio adensado sob manejo de colheitas sucessivas. Brasília, DF: Embrapa, 20 p., 2016. (Circular técnica n. 156).

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

KINUPP, Valdely. F.; BARROS, Ingrid B. I. de. Teores de proteína e minerais de espécies nativas, potenciais hortaliças e frutas. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 28, n. 4, p. 846-857, 2008.

A physalis é uma fruta com ótimas quantidades de fibras, que ajudam a manter o bom funcionamento do intestino e diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. A fruta também é fonte de vitaminas C e A, que protegem o organismo contra doenças como gripes e resfriados,  além de manter a pele firme e hidratada, prevenindo rugas e flacidez.

Idioma

DARNHOFER, Ika; LINDENTHAL, Thomas; BARTEL-KRATOCHVIL, Ruth; ZOLLITSCH, Werner. Conventionalisation of organic farming practices: from structural criteria towards an assessment based on organic principles. A review. Agronomy for sustainable development, v. 30, n. 1, p. 67-81, 2010.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Como Citar

Em uma tigela, bater os ovos. Misturar levemente um a um os outros ingredientes para formar uma emulsão. Untar uma assadeira pequena com 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de farinha de trigo. Despejar cuidadosamente a mistura na assadeira e levar para assar em forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 15 min ou até que o omelete esteja firme. 

CASTRO, Cristina. M.; DEVIDE, Antônio. C. P. Plantas alimentícias não-convencionais: Sazonalidade no Vale do Paraíba. Pindamonhangaba, SP: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, 2013. 66 p.

Como consumir uma PANC

Além disso, a ora-pro-nobis tem boas quantidades de betacaroteno e vitamina C, que são antioxidantes que ajudam na prevenção de diversas doenças, como gripes, câncer, infarto e obesidade. Conheça mais sobre os benefícios da ora-pro-nobis.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Downloads


						Downloads

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) consistem em um conjunto de espécies de grande valor nutricional, socioeconômico e cultural e têm sido cada vez mais inseridas nos debates nacionais e internacionais sobre alimentação adequada e produção sustentável. Nesse artigo, as PANC são apresentadas como uma estratégia para diversificação dos sistemas de produção, promoção de autonomia no campo e nas cidades e mitigação dos efeitos adversos das mudanças climáticas sobre a agricultura. Destaca-se ainda, o uso de algumas espécies em outros países e são descritos os impactos da popularização nas diferentes regiões brasileiras. Atualmente, identifica-se um grande movimento de popularização e valorização da sociobiodiversidade alimentícia no Brasil impulsionado pelas PANC. Partindo desse conceito amplo e integrador, diversas iniciativas têm contribuído para a promoção de espécies nativas e apontado as PANC como elementos estratégicos na construção de sistemas mais resilientes.

O inhame é um tubérculo rico em fibras, que ajudam a controlar a fome, evitar a prisão de ventre e diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, evitando doenças como a diabetes e a aterosclerose, que é uma inflamação causada pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

Esta PANC tem boas quantidades de vitamina C e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a combater gripes e resfriados e a prevenir doenças como câncer e infarto. Saiba mais sobre os benefícios do araçá

Quando uma panc deixa de ser uma planta alimentícia não convencional?

Em algumas regiões, uma determinada planta pode ser consumida por uma grande parcela da população e, por isso, não ser considerada uma Panc, entretanto, em outras áreas, ela assume essa denominação por seu uso ser ignorado na culinária daquela região.

Quais são as plantas PANCs mais comuns?

São diversas as variedades de pancs e cada região do país tem suas espécies mais populares. As mais conhecidas são ora-pro-nóbis, chicória-do-campo, taioba, azedinha, peixinho, dente-de-leão, hibisco e serralha.

Para que serve a planta panc?

Em relação aos benefícios para a saúde, as Panc têm diversas propriedades medicinais que variam conforme a espécie. A ora-pro-nóbis, por exemplo, tem ação anti-inflamatória e cicatrizante e conta com nutrientes como cálcio e ferro.

Quais os benefícios de ter na horta as plantas PANCs?

As maiores vantagens das PANCs são trazer uma maior diversidade de nutrientes para a nossa alimentação. Como são naturais, podem ser mais fáceis de cultivar, mais frescas e livre de agrotóxicos.

O que é um alimento não convencional?

Saúde e Bem-estar. As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, são os vegetais ou porções de plantas comestíveis que usualmente não são consumidos no dia a dia da população. Muitas plantas são consideradas sem uso pela população, apenas identificadas como mato, praga ou erva daninha.

Que são PANCs?

PANC é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. ... E podem até ser confundidas com ervas daninhas, pois algumas PANCs são espontâneas e brotam inclusive nas calçadas. Já outras precisam de cultivo. Mas o que tem feito as pessoas olharem com outros olhos para as PANCs é o valor nutricional que elas carregam.

Quais as plantas PANCs mais comuns *?

São diversas as variedades de pancs e cada região do país tem suas espécies mais populares. As mais conhecidas são ora-pro-nóbis, chicória-do-campo, taioba, azedinha, peixinho, dente-de-leão, hibisco e serralha.

Como consumir as PANCs?

Folhas, flores e frutos podem ser consumidos crus ou cozidos. A preparação mais popular dessa planta é empanada e frita, as folhas ficam crocantes e lembram o gosto de peixe. Suas folhas devem ser consumidas sempre cozidas, fritas ou refogadas, mas nunca cruas.

Como podemos promover as plantas não convencionais?

A maneira mais fácil de inserirmos as Plantas Alimentícias Não Convencionais na nossa alimentação é substituindo alimentos convencionais por elas. Assim, você pode utilizar uma receita que já conhece e gosta, trocando um dos ingredientes centrais por uma das PANC.