EQST

Quais So As Principais Caractersticas Da Modernidade Segundo Anthony Giddens?

Quais são as principais características da modernidade Segundo Anthony Giddens?

Giddens (1991) afirma que uma importante característica da modernidade tardia é o seu dinamismo, derivado de três fontes dominantes: a separação entre tempo espaço, o desenvolvimento de mecanismos de desencaixe e a apropriação reflexiva do conhecimento.

Quais são as consequências da modernidade?

Características distintivas da modernidade são: separação entre tempo e espaço, deslocamento das relações locais para relações globais, perda de confiança interpessoal, constante revisão das práticas sociais. A partir disso, Giddens entende que a pós-modernidade é uma radicalização da modernidade.

Por que para Giddens a modernidade é considerada uma duplicidade sombria?

Segundo Giddens, a modernidade se funda em uma duplicidade sombria. Ao mesmo tempo em que cria uma estrutura de possibilidades e de oportunidades, fruto do desenvolvimento científico, promove também consequências degradantes como a exploração do trabalho, o autoritarismo na utilização do poder político e as guerras.

O que Anthony Giddens quis dizer com consequência da modernidade *?

Giddens afirma que, apesar das consequências da modernidade nos levarem a um eu mínimo, seus desdobra- mentos têm profundas implicações na esfera política. Tais implicações o levam a contrapor dois modelos distintos: a política emancipatória e a política vida.

Quais são as consequências da modernidade para o mundo ocidental?

Uma segunda consequência do avanço da modernidade global é a aceleração e intensificação, sem precedentes, da mudança em todos os aspectos da vida. A aceleração da mudança tem sido uma característica da condição moderna desde o início. Hoje, no entanto, ganha uma nova qualidade.

Quais são as revelações a que Anthony Giddens faz referência?

Quais são as revoluções a que Anthony Giddens faz referência? ... Revolução dos Cravos e Revolução Francesa.

Quais são as principais mudanças ocorridas na modernidade?

Esses foram alguns dos acontecimentos que marcaram a História Moderna. Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções.

O que caracteriza a modernidade?

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

Qual autor aborda sobre a transformação da intimidade?

Giddens No livro “A Transformação da Intimidade: Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades Modernas” Giddens (1993) aborda a questão da intimidade circunscrita ao tratamento da modernidade tardia ocidental.

Qual é a revolução tratada pelo fragmento de texto?

Qual é a revolução tratada pelo fragmento de texto? ... Revolução Gloriosa.

O que diz Anthony Giddens sobre a aparência e identidade?

Por isso, Anthony Giddens ressalta que a identidade não consiste no comportamento individual, mas, antes, na capacidade pessoal do agente em estabelecer e dar continuidade a uma narrativa a respeito de sua própria história.

O que Anthony Giddens defende?

Anthony Giddens é considerado um dos maiores colaboradores modernos no campo da Sociologia. É reconhecido por sua Teoria da Estruturação, por sua visão holística das sociedades modernas, como também por sua intenção de renovar a social democracia através da Terceira Via.

O que é identidade de acordo com Anthony Giddens?

“A auto-identidade não é um traço distintivo, ou mesmo uma pluralidade de traços possuída pelo indivíduo. É o eu compreendido, reflexivamente pela pessoa, em termos de sua biografia” (GIDDENS, 1992, p. 54).

Quais foram as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade?

A história da humanidade está repleta de eventos que marcaram época: as viagens de Colombo, as noventa e cinco teses de Lutero, a invenção da imprensa, a Revolução Francesa e a explosão da bomba atômica são apenas alguns exemplos de acontecimentos que representam uma evidente ruptura em relação ao passado.